Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2012

"Há uma semana não nos davam qualquer chance", diz Romney
O aspirante republicano Mitt Romney venceu na noite desta terça-feira as primárias realizadas em Michigan e no Arizona e ganhou força para a disputa

Foto: www.jb.com.br

O aspirante republicano Mitt Romney venceu na noite desta terça-feira as primárias realizadas em Michigan e no Arizona e ganhou força para a disputa da terça que vem, quando estarão em jogo vários Estados primordiais para as pretensões de todos os pré-candidatos.

Romney, ex-governador de Massachusetts, pôde respirar aliviado ao ser proclamado vencedor das primárias de Michigan, Estado onde nasceu e que foi governado por seu pai, apesar das pesquisas que previam um possível triunfo do ex-senador Rick Santorum.

"Não ganhamos por muito, mas foi o suficiente", indicou Romney pouco depois de Santorum ter ligado para reconhecer sua vitória em Michigan, que se inclinou a seu favor por uma estreita margem. "Há uma semana, os especialistas não nos davam qualquer chance, mas encontrei mães, pais, estudantes e avós (...) que somaram esforços para nos dar esta grande vitória em nossa campanha nestes dois Estados", declarou Romney a seus partidários.

Romney se mostrou confiante em sua vitória nas primárias do partido e nas eleições presidenciais de novembro para se tornar presidente e reconstruir o país após as "políticas ameaçadoras" do presidente Barack Obama.

Um eufórico e confiante Romney reconheceu que a "super terça-feira" da semana que vem será "de muita tensão", já que em um só dia os aspirantes republicanos disputarão dez Estados e o maior número simultâneo de delegados.

Esta noite, a vitória mais rentável para Romney foi a conquistada no Arizona, onde se impôs com clareza e na qual automaticamente levou 30 delegados, que se somam agora aos 127 que já tinha assegurado para a convenção republicana de agosto, quando será proclamado o rival de Obama no pleito presidencial de novembro.

Com os resultados em Michigan e no Arizona, Romney acumula vitórias em seis Estados, contra quatro para Santorum. Os outros dois aspirantes, o ex-presidente da Câmara de Representante Newt Gingrich e o congressista texano Ron Paul, passaram despercebidos nesta nova etapa da batalha republicana, que cada vez mais parece assunto de apenas dois homens.

Segundo entrevistas de boca de urna, os eleitores de Michigan decidiram inclinar-se pelo voto útil e dar seu apoio a Romney frente a Santorum, que paradoxalmente não ganhou o apoio majoritário dos católicos, apesar de suas ideias religiosas extremistas e de ter um mórmon como rival.

Com a apuração já avançada, Santorum lembrou que ninguém o via como favorito em Michigan, o "quintal" de seu adversário, mas de onde levou mais sete delegados para somar aos 37 que já tinha. O ex-senador voltou a enviar uma mensagem a seus simpatizantes mais conservadores ao lembrar suas convicções religiosas e ressaltar que aposta não em um governo de "gente livre e livre mercado".

Romney, por sua vez, pediu um novo apoio na próxima terça-feira, dia que poderá decidir as primárias republicanas ou complicar novamente sua candidatura, a que conta com mais verbas depois da de Obama.

Na "super terça-feira", estarão em jogo dez Estados e 437 delegados, um número vital para conhecer quem chega com mais chances à convenção republicana de agosto em Tampa (Flórida), onde será definido o candidato oficial do partido nas eleições presidenciais de novembro.

Romney assegurou nesta terça-feira ser o único capaz de fazer frente às políticas de Obama devido a seu currículo político e seu passado como empresário, que considerou vital para liderar o renascimento econômico dos Estados Unidos.

O pré-candidato disse que a partir de agora seu lema será "mais postos de trabalho, um governo menor e menos dívida", com o que quis resumir suas propostas de diminuir o poder do Estado e promover novas medidas para estimular a economia e reduzir o déficit.

Em seu discurso de vitória, Romney propôs menos impostos para as empresas e um freio a propostas de Obama como a reforma sanitária e sua política energética, para poder reduzir o déficit e diminuir o preço da gasolina.

Nesta semana, os dois adversários republicanos escolheram a cidade de Detroit (Michigan), berço da indústria automobilística, para debater a economia. Santorum insistiu que ter um candidato conservador com fortes valores é a única maneira de vencer Obama em novembro, em um ataque a Romney, que busca convencer os eleitores republicanos sobre suas credenciais conservadoras.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir