Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-02-2012

Dilma troca ministro da Pesca por Crivella
A troca deve acalmar a bancada evang�lica no Congresso Nacional, que sofreu atritos recentes com o governo --Crivella � um dos representantes do segmento.
Dilma troca ministro da Pesca por Crivella
Foto: cidadeverde.com

O Pal�cio do Planalto anunciou nesta quarta-feira (29) mais uma troca na Esplanada dos Minist�rios: Luiz S�rgio de Oliveira (PT-RJ) deixar� a pasta da Pesca e Aquicultura e ser� substitu�do pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

A mudan�a foi divulgada pelo porta-voz da Presid�ncia, Thomas Traumann, na manh� de hoje. Segundo nota da Presid�ncia, Luiz S�rgio prestou "inestim�vel contribui��o ao governo".

"� frente da Secretaria de Rela��es Institucionais e, depois, como respons�vel pela pasta da Pesca e Aquicultura, Luiz S�rgio desempenhou com dedica��o e compromisso com o pa�s todas as tarefas que lhe foram atribu�das pela presidenta Dilma Rousseff", diz trecho da nota.

O texto diz ainda que a mudan�a permitir� incorporar � Esplanada um "importante partido aliado da base do governo" --o texto menciona o fato de que o ex-vice-presidente Jos� Alencar pertencia a essa legenda.

Evang�licos

A troca deve acalmar a bancada evang�lica no Congresso Nacional, que sofreu atritos recentes com o governo --Crivella � um dos representantes do segmento.

No m�s passado, em palestra no F�rum Social Mundial, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) declarou que o Estado deve fazer uma disputa ideol�gica pela "nova classe m�dia", que estaria sob hegemonia de setores conservadores. O ministro afirmou que foi mal compreendido.

A ministra Ideli Salvatti (Rela��es Internacionais) evitou fazer rela��o entre o nome de Crivella e a bancada evang�lica. A mudan�a, segundo ela, "foi no sentido de integrar um partido que durante todo o per�odo do governo do presidente Lula, na pessoa do vice-presidente Jos� Alencar, (...) sempre foi um partido extremamente aliado, firme e atuante na defesa das a��es do governo".

Ideli refor�ou ainda que o governo tem "o maior respeito" pela atua��o do PRB, um "precioso aliado".

Antes de assumir o minist�rio da Pesca, Luiz S�rgio foi ministro da pasta de Rela��es Institucionais, respons�vel por fazer a ponte entre o Planalto e o Congresso Nacional. Ele foi alvo de cr�ticas, no entanto, dos pr�prios aliados, que o consideraram um interlocutor sem grande peso no pal�cio.

Em junho do ano passado, ele foi trocado por Ideli e assumiu a fun��o da ministra, na pasta da Pesca. Agora, Luiz S�rgio deve retornar � C�mara dos Deputados.



Fonte: cidadeverde.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir