Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-03-2012

Oposição "celebra" privatização de aeroportos no governo Dilma
Líderes colocaram placa sobre privatização no aeroporto de Brasília. Em ato, eles pediram mais investimentos nos aeroportos do país.
Oposição
Foto: g1.globo.com

Líderes dos partidos de oposição – DEM, PSDB e PPS – se reuniram nesta quinta-feira (1º) para "celebrar" a privatização dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e Brasília. No mês passado, o governo realizou leilão dos três aeroportos, e as ofertas vencedoras somaram R$ 24,5 bilhões.

Uma placa foi colocada por integrantes da oposição em uma das pilastras do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek com os seguintes dizeres: "1º de Março de 2012 - Celebração da 1ª Grande Privatização do Governo do PT". A placa anuncia o valor da privatização em R$ 4,5 bilhões.

O líder do DEM na Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto, afirmou que a privatização "abre portas para uma série de outras privatizações que o governo vai continuar fazendo". "Eles se rendem ao que nós já pregávamos no passado, da necessidade de participação da iniciativa privada. Isso joga por terra todo o discurso do PT do passado, que demonizou privatização e quis desgastar a oposição por anos", disse ACM Neto.

O senador José Agripino (DEM-RN) aproveitou para criticar a falta de ação em relação aos demais aeroportos. "Eles (o governo PT) privatizaram as joias da coroa e deixaram o osso para ser comido com a verba magra do governo. Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro são as coroas. Eles estão adiando um problema: o dos aeroportos não viáveis".

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno, disse que o ato é uma "manifestação da oposição com o discurso do PT". "É uma manifestação que demonstra preocupação com a entrega de aeroportos de melhor valor econômico à iniciativa privada. Isso vai acarretar custos adicionais aos usuários de todo o Brasil", afirmou o líder do PPS.

"O próprio governo decreta a sua incapacidade de gestão, durante nove anos nada fizeram. Os aeroportos estão abarrotados, o custo aumentando, atraso de toda ordem, os aeroportos não suportam tamanha carga", concluiu o deputado Rubens Bueno.

Sobre o significado da placa, o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), disse: "Significa dez anos do PT iludindo a população brasileira sobre as privatizações. O país já podia ter avançado em outras situações, poderia sobrar para outros recursos públicos, para saúde, educação, segurança".



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir