Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2012

Cruz Vermelha se prepara para distribuir ajuda em bairro de Homs
Comboio chega a Baba Amr, sitiado por for�as de seguran�a, enquanto Fran�a anuncia fechamento de embaixada no pa�s
Cruz Vermelha se prepara para distribuir ajuda em bairro de Homs
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Um comboio da Cruz Vermelha chegou � cidade s�ria de Homs nesta sexta-feira com a miss�o de entregar alimentos e rem�dios para moradores do bairro de Baba Amr, o mais atingido por uma ofensiva militar que come�ou h� quase um m�s. Na quinta-feira, autoridades s�rias deram sinal verde para a entrada do grupo, ap�s desertores do Ex�rcito que controlavam o local anunciarem uma "retirada estrat�gica".

Funcion�rios da Cruz Vermelha disseram que sete caminh�es levam comida, rem�dios, cobertores, leite para beb�s e outros equipamentos. Volunt�rios e ambul�ncias do Crescente Vermelho acompanhar�o o comboio, que tamb�m vai tentar retirar moradores que precisem de tratamento m�dico.

Muitas casas em Baba Amr est�o sem luz e mantimentos b�sicos e a Cruz Vermelha teme que muitos moradores estejam gravemente feridos.

"Se os confrontos realmente diminu�ram, em tese n�o teremos nenhum obst�culo para entrar e ficar no bairro diariamente", disse o porta-voz do grupo, Sean Maguire. "Nossos colegas distribuem ajuda todos os dias em outras �reas de Homs e esperamos poder fazer o mesmo aqui."

O ataque das for�as de seguran�a a Baba Amr foi intensificado na quinta-feira e levou o Conselho de Seguran�a da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) a fazer um apelo �s autoridades s�rias para que permitam a entrada da chefe de ajuda humanit�ria Valerie Amos.

R�ssia e China, que anteriormente vetaram duas resolu��es do �rg�o contra a S�ria, tamb�m deram respaldo ao pedido.

Os 15 pa�ses do conselho tamb�m afirmaram em um comunicado, aprovado por unanimidade, que "deploram" a deteriora��o r�pida da situa��o humanit�ria no pa�s, no qual a repress�o do governo aos manifestantes pr�-democracia deixou mais de 7,5 mil mortos ao longo de 11 meses, de acordo com a ONU.

Em outro sinal da crescente press�o internacional contra a S�ria, nesta sexta-feira a Fran�a anunciou o fechamento de sua representa��o diplom�tica no pa�s, seguindo os passos de Reino Unido, Su��a e Estados Unidos. "Decidimos fechar nossa embaixada", disse o presidente franc�s, Nicolas Sarkozy. "O que est� acontecendo � um esc�ndalo".

O embaixador da Fran�a na S�ria, Eric Chevallier, retornou recentemente a Damasco ap�s ser chamado em Paris para consultas.

Chevallier voltou ao territ�rio s�rio para ajudar a retirar de Homs dois jornalistas franceses: a rep�rter Edith Bouvier, 31, ferida em um ataque que matou dois jornalistas, e o fot�grafo William Daniels, 34. Eles conseguiram ir para o L�bano e deve chegar � Fran�a nesta sexta-feira.

R�ssia

Tamb�m nesta sexta-feira, o primeiro-ministro da R�ssia, Vladimir Putin, defendeu a posi��o de seu pa�s em rela��o � S�ria e acusou pa�ses ocidentais de contribu�rem para o conflito ao apoiar a oposi��o.

Putin negou que a R�ssia tenha uma "rela��o especial" com a S�ria. "Temos uma posi��o de princ�pio sobre a forma de resolver conflitos como esse e n�o nos pronunciamos por uma ou outra parte", disse ele.

O premi� reiterou o pedido russo por di�logo entre governo e oposi��o, dizendo que a recusa do Ocidente em fazer tal pedido aos que lutam contra o presidente Bashar Al-Assad os encorajou a continuar os confrontos.

"Eles querem que Assad retire suas for�as para que a oposi��o possa entrar?", questionou Putin, durante uma reuni�o com editores de jornais estrangeiros. "Esse tipo de a��o � equilibrada?"

Putin ridicularizou as exig�ncias feitas pelos pa�ses ocidentais dizendo que a pr�xima ser� que Assad "pegue uma roupa de madeira e coloque m�sica para tocar em sua casa". A express�o, usada em filmes de com�dia sovi�ticos, foi usada pelo premi� para dizer que, se cumprir as exig�ncias, o presidente s�rio estar� fazendo seu pr�prio funeral. "Ele nunca vai concordar com isso", disse Putin.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir