Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2012

102ª Festa das Canoas de Marataízes
A Prefeitura Municipal de Marataízes, a Paróquia Santíssima Trindade e a Comissão de Festa, com total apoio do Governo do Estado, prepararam uma belíssima programação para marcar os 102 anos de uma das festas mais importantes do calendário capixaba. A Fes
102ª Festa das Canoas de Marataízes
Foto: Gleice Campos

Marataízes se prepara para mais cinco dias de festejos em comemoração ao pescador. Entre os dias 08 e 11 de março será realizada na Pérola Capixaba a tradicional Festa das Canoas, na Praia Central. Em sua 102ª edição, além da tradicional programação religiosa e festiva, uma programação cultural abrilhantará ainda mais o evento deste ano.

Realizada pela Prefeitura de Marataízes e organizada pela Comissão de Festas e Paróquia Santíssima Trindade, a Festa das Canoas recebe o apoio total do Governo do Estado através das Secretarias de Turismo e de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, trazendo para os pescadores, agricultores e comunidade em geral a 1ª Feira Artesanal de Pesca e Feira do Agroturismo da Costa e da Imigração.

A festa deste ano além de destacar a parte religiosa e festiva, tem como propósito resgatar duas antigas tradições folclóricas do Espírito Santo, o Jongo e a Folia de Reis, esquecidas com o passar dos anos. Segundo o Padre Evaldo Praça Ferreira, um levantamento é feito entre as famílias mais antigas de Marataízes na busca de recordações e pessoas que se disponham a ensinar as futuras gerações as cantigas e as danças. Todo o trabalho será tema das oficinas que serão realizadas na Tenda Cultural. Ainda, uma exposição de fotos contará a história da Festa das Canoas ao longo dos anos.

Além do resgate folclórico, na Tenda Cultural será centralizada diversas ações voltadas para a valorização dos pescadores e agricultores. Haverá palestras com profissionais qualificados que abordarão assuntos relacionados a agricultura orgânica e comercialização, micro crédito, políticas públicas para os pescadores, meio ambiente, reciclagem e arte.

A abertura da festa acontece na quinta-feira (08) com uma das bandas de maior expressão na comunidade católica, Rosa de Saron que fará um belo show a partir das 21 horas. Outros artistas nacionais farão parte dessa grande festa cantando grandes sucessos como a dupla sertaneja Gino e Geno, na sexta-feira (09) a partir das 23 horas. No sábado (10), pop e rock brasileiro com Biquini Cavadão e encerrando, domingo (11) o show de Zé Ramalho.

No domingo (11), haverá um sorteio beneficente as 16 horas para a construção do Centro Pastoral da Paróquia Santíssima Trindade.






















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir