Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2012

Crimes violentos crescem quase 15% em Uberlândia, segundo SEDS
Levantamento comparou dados registrados entre 2010 e 2011. Número de homicídios aumentou de 114 para 144.
Crimes violentos crescem quase 15% em Uberlândia, segundo SEDS
Foto: g1.globo.com

Uberlândia é uma cidade relativamente nova se comparada às grandes metrópoles e com mais de 600 mil habitantes enfrenta problemas de cidades grandes, como, por exemplo, o índice crescente da violência. Na última semana, a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) divulgou os índices da criminalidade em Minas Gerais e o município registrou um aumento de 14,5% nos crimes violentos, que passaram de 3.213 em 2010 para 3.682 no ano passado. O número de homicídios também aumentou de 114 para 144.

Já o número de homicídios divulgado pela Polícia Civil mostrou diferença em relação aos números da SEDS. Em 2011 foram 187 homicídios contra 147 em 2010. A explicação da Secretaria para essa diferença é que a base da pesquisa foram as ocorrências registradas, diferente da Polícia Civil que contabilizou apenas as mortes.

Em outras regiões, como Patos de Minas, no Alto Paranaíba, a criminalidade apresentou redução em 9,20%. Passando de 333 ocorrências em 2010, para 305 em 2011. Porém, o número de homicídios aumentou de 18 para 19 casos.

Em Araguari, no Triângulo Mineiro, também houve queda no número de ocorrências. Uma diferença de 6% a menos em relação a 2010. Foram 232 registros em 2010 e 218 no ano passado. No entanto, o número de homicídios subiu de 12 para 13 casos.

Neste sobe e desce das estatísticas a população tentou encontrar um motivo para o crescimento da violência. "A cidade cresceu e tem muito imigrante. É gente diferente que chega de todo lado", apontou o aposentado, Ademir José de Oliveira. Já para o mototaxista Luiz Carlos Ramos o problema é outro. "A grande questão é o número de usuários de drogas que cresceram", disse.

A especialista em Segurança Urbana, Márcia Andréia Ferreira, indicou alguns fatores que contribuem para o aumento da criminalidade. "Com relação aos homicídios, por exemplo, as características que tem feito com que o número aumente e a população perceba a situação de insegurança são principalmente as drogas. Houve um crescimento elevado do tráfico na cidade e do envolvimento de usuários. As crianças e adolescentes são as maiores vítimas da criminalidade. Além das políticas públicas que são necessárias, deve haver também o envolvimento da família que é importantíssimo na educação dos jovens", explicou.

Nas ruas o reflexo desses índices está na opinião da população. "Preocupo-me quando minhas filhas saem à noite. Sempre recomendo cuidado e peço para chegarem mais cedo", comentou a cabeleireira, Zirlaine Aparecida da Silva. "Se andarmos pelas ruas podemos perceber muitos portões e grades. A insegurança está para todos os lados", disse o servidor público, Samuel Fonseca.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir