Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-03-2012

Operação encaminha usuários de crack para reabilitação no ES
Abordagem aconteceu em quatro regiões, em Vila Velha. Áreas são conhecidas como "Cracolândia", nos bairros.
Operação encaminha usuários de crack para reabilitação no ES
Foto: g1.globo.com

A Prefeitura de Vila Velha, município da região metropolitana do Espírito Santo, em operação na tarde desta segunda-feira (5), abordou 18 usuários de crack com o objetivo de oferecer tratamento a essas pessoas. A operação aconteceu em quatro pontos da cidade, conhecidos como "cracolândias": praça Duque de Caxias, avenida Luciano das Neves, região próxima ao Hospital de Vila Velha e na avenida São Paulo, embaixo da Terceira Ponte.

Em 2011, num período de seis meses, 100 viciados saíram das ruas de Vila Velha e foram para comunidades terapêuticas. Porém, na operação desta segunda-feira, apenas um viciado aceitou tratamento. Uma das pessoas que se recusaram a ir para um abrigo foi o catador Ailton Pereira de Souza, que prometeu largar o vício após a Quaresma. "Eu sou viciado", admitiu. "Só depois que passar a Semana Santa. Vou voltar pra Guarapari, sou de lá", disse.

A prefeitura pretende iniciar o projeto de internação involuntária ou compulsória até julho. Mas, por enquanto, apenas quem concorda recebe o tratamento. "É uma decisão pessoal. Só tem possibilidade de a pessoa de fato se recuperar, de vencer a dependência química, se ela quiser, se quiser muito", afirmou Ledir Porto, secretário de Defesa Social de Vila Velha. "Porém, mulheres grávidas, menores de idade e pessoas que não têm família e estão em estado avançado de dependência, o município faz a interdição do cidadão por 15 dias para ele receber atendimento. Tentamos convencê-lo a receber o tratamento", completou.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir