Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-03-2012

Protesto contra desemprego forma fila de quase 5 km em Nova York
Taxa de desemprego no pa�s estava em 8,3% em janeiro. Data coincide com a "super ter�a" das prim�rias americanas.
Protesto contra desemprego forma fila de quase 5 km em Nova York
Foto: g1.globo.com

Cerca de 5 mil manifestantes formaram nesta ter�a-feira (6) uma fila de quase 5 km de comprimento no centro de Nova York para protestar contra o desemprego nos Estados Unidos, que afeta 14 milh�es de pessoas na primeira economia mundial.

"Formamos uma �nica fila para representar os 14 milh�es de desempregados nos Estados Unidos. � uma representa��o da maior fila de desemprego do mundo", disse Yana Landowne, uma das organizadoras do protesto na tradicional rua Broadway, de Wall Street, at� a Union Square, no sul de Manhattan.

Ao longo de 4,8 km, cerca de 5 mil pessoas segundo os organizadores pararam a cada um ou dois metros durante 14 minutos por volta das 8h (hor�rio local) agitando uma folha rosa ("Pink slip"), usada nos Estados Unidos pelos empregadores para avisar ao empregado de sua demiss�o.

A data escolhida para o protesto coincide com a "Super Ter�a" das prim�rias republicanas, em que s�o realizadas vota��es em dez estados.

"Queremos que o desemprego seja parte do debate, que todo o mundo saiba que � um grande problema neste pa�s", afirmou Landowne, diretora de teatro independente que disse estar "muito ligada ao isolamento que as pessoas sentem quando n�o t�m emprego".

Para Joel Sosinsky, aposentado de 62 anos, a manifesta��o � um "apoio a milh�es de americanos que perderam seus trabalhos durante a recess�o" e uma forma de "chamar a aten��o" para as elei��es presidenciais de novembro, que ele considera "cruciais".

"A gera��o de emprego � uma quest�o-chave nesta elei��o. Trata-se de saber se continuamos o que o governo democrata come�ou, que mostra um aumento gradual do emprego, certamente n�o o suficientemente r�pido e satisfat�rio para todo mundo, ou se retrocedemos quatro anos", explicou.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu nos �ltimos meses de 9% em setembro para 8,3% em janeiro, voltando a seu n�vel de fevereiro de 2009, gra�as a um forte aumento do ritmo de contrata��es.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir