Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-03-2012

Nem participa de audiência nesta quarta por videoconferência, diz TJ-RJ
Capturado no Rio em novembro, ele está preso em Mato Grosso do Sul. Audiência de Instrução e Julgamento acontece na 40ª Vara Criminal.
Nem participa de audiência nesta quarta por videoconferência, diz TJ-RJ
Foto: g1.globo.com

O traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, participa às 13h desta quarta-feira (7) de uma nova audiência por videoconferência no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), no Centro. O acusado está preso no Presídio Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Segundo informações do TJ-RJ, o traficante Anderson Rosa Mendonça, conhecido como Coelho, também vai participar da audiência. Eles respondem juntamente a dois processo na 40ª Vara Criminal por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Nesta quarta, acontece a Audiência de Instrução e Julgamento. Na mesma vara, também começa nesta quarta o julgamento de Coelho numa ação por roubo.

No dia 16 de janeiro, a participação do traficante Nem durou oito minutos durante uma audiência por videoconferência num processo da 38ª Vara Criminal. Naquela vara, Nem responde por tráfico de drogas e associação para o tráfico, junto com outros 37 indiciados.

Porta-malas

Nem foi preso na madrugada do dia 10 de novembro de 2011, na Lagoa, Zona Sul da cidade, quando tentava fugir da Rocinha escondido no porta-malas de um carro Toyota Corolla preto. O veículo em que estava foi abordado por policiais do Batalhão de Choque que faziam uma blitz em um dos acessos à favela.

No dia anterior, Carré, Coelho e outros suspeitos foram presos durante uma ação da Polícia Federal na Zona Sul. Entre os presos estavam três civis e dois ex-PMs, que escoltavam o bando que tentava fugir da Rocinha.

Três dias após a prisão de Nem, policiais militares, civis e federais, com o apoio de fuzileiros navais, ocuparam as favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu. A região receberá a 19ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da cidade.

No dia 19 de novembro do ano passado, Nem foi transferido do presídio de Bangu I, na Zona Oeste do Rio, para a unidade prisional em Campo Grande, com outros três traficantes: Flávio Melo dos Santos, Carré e Coelho.

Infraestrutura

O Presídio Federal de Campo Grande tem 208 celas individuais, com 7 metros quadrados cada. São quatro setores e diversas alas que abrigam, no máximo, 13 presos. A operação de grades e portões é automatizada, e câmeras de monitoramento vigiam os presos 24 horas por dia. No teto de cada cela, há uma claraboia blindada por onde entra luz natural.

Pela unidade de Mato Grosso do Sulx já passaram criminosos como os traficantes Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e o colombiano Juan Carlos Ramirez-Abadía. Atualmente, há 119 detidos na penitenciária de segurança máxima, entre eles o traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, e João Arcanjo Ribeiro, o Comendador.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir