Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-03-2012

Autoridade da ONU visita bairro rebelde líbio com Crescente Vermelho
Acesso a Baba Amr, em Homs, era impedido por forças de segurança. Oposição teme que forças de segurança tentem ocultar crimes na área.
Autoridade da ONU visita bairro rebelde líbio com Crescente Vermelho
Foto: g1.globo.com

Uma equipe do Crescente Vermelho sírio entrou na tarde desta quarta-feira (7) em Baba Amr, bairro que esteve controlado por rebeldes na cidade síria de Homs, declarou nesta quarta-feira (7) Carla Hadad, porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Valerie Amos, chefe de Assuntos Humanitários da ONU, acompanhou o grupo.

A Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho esperavam havia vários dias para entrar nesta área da cidade, onde se concentram os opositores do regime do contestado presidente Bashar al Assad.

As autoridades sírias afirmaram que as agências de ajuda estavam proibidas de entrar para sua própria segurança, já que existiam minas e bombas no caminho.

Mas ativistas sírios afirmaram que as autoridades estavam bloqueando os grupos para ganhar tempo e esconder seus supostos crimes.

Amos
Antes de ir a Homs, Amos manteve reuniões em Damasco.

Valerie, que teve sua entrada negada na Síria na semana passada, chegou ao país para uma missão de três dias para tentar persuadir as autoridades a liberar o acesso de agentes humanitários para que entreguem produtos essenciais a civis.

O organismo internacional foi expulso da Síria, onde o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é a única agência autorizada a enviar assistentes humanitários e a fornecer produtos médicos e alimentícios.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir