Categoria Educação  Noticia Atualizada em 08-03-2012

Ensino superior gratuito em Itapemirim
Durante anos, os estudantes de Itapemirim que sonhavam graduar-se em um curso de nível superior, tinham que deslocar-se para outros municípios.
Ensino superior gratuito em Itapemirim
Foto: Assessoria de Comunicação PMI (Aline Machado)

Em muitos casos, esta formação tornava-se impossível devido ao alto custo das mensalidades das faculdades, ou mesmo para aqueles que conseguiam ingressar em instituições públicas, existia a dificuldade de custear as despesas de morar em outra cidade.

Mas esta situação mudou. Em 2007, a atual administração implantou a Universidade Aberta do Brasil - UAB, que desde então ofertou gratuitamente, 13 cursos, sendo 6 de Graduação, 2 de Aperfeiçoamento e 5 de Especialização Lato Sensu, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e, o Instituto Federal do Espírito - IFES, atendendo diretamente a 365 alunos, até a presente data.

Atualmente, a UAB está com 8 cursos em funcionamento, totalizando 141 alunos com matrícula e frequência ativa:

- Licenciatura em Artes Visuais – UFES;
- Licenciatura em Química – UFES;
- Licenciatura em Física – UFES;
- Licenciatura em Informática – IFES;
- Bacharelado em Ciências Contábeis – UFES;
- Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – IFES;
- Especialização em Gestão Pública Municipal – IFES;
- Especialização em Gestão em Saúde – UFES.

Para o 2º semestre deste ano está previsto a abertura de novo Processo Seletivo pelo IFES para oferta da 3ª turma do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS e o Curso de Especialização em Informática na Educação.

Em 2013 serão ofertados pelo MEC, através do Plano Nacional de Formação dos Profissionais da Educação (PARFOR), graduação em Pedagogia e Licenciaturas em Filosofia e Ciências Biológicas.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir