Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 08-03-2012

Testemunhas e feridos falam sobre acidente que deixou 42 vítimas no CIA
Casos mais graves são os dos motoristas dos veículos envolvidos. Equipes dos Bombeiros e do Samu fizeram a retirada das vítimas.
Testemunhas e feridos falam sobre acidente que deixou 42 vítimas no CIA
Foto: g1.globo.com

"É duro pra qualquer pessoa, é um pai, né? Mas a gente sabe que Deus é por nós e vai dar tudo certo, eu tenho fé", essa foi a declaração de Seu Jorge Luiz, pai do motorista do caminhão envolvido em um acidente na manhã desta quinta-feira (8), na rotatória do CIA (BA-258), ligação entre o subúrbio de Salvador e a região metropolitana, enquanto acompanhava a retirada do filho das ferragens.

Não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias do acidente, mas, segundo a PRE, testemunhas relataram que o ônibus trafegava pela rotatória e o caminhão seguia pela via marginal. O caminhão estava carregado de madeira e bateu na lateral do ônibus, que ficou destruído. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu, além de um helicóptero, fizeram a retirada das vítimas.

O irmão do motorista do caminhão conta que viu o acidente. "Eu vinha no carro atrás, o ônibus vinha saindo do retorno, ficou na dúvida se saía ou se ficava, quando o caminhão se aproximou ele resolveu sair. Ele tentou ainda desviar pra cá, mas não teve jeito, pegou de cheio. O caminhão bateu na lateral do ônibus", diz.

Um dos feridos relata sua reação diante do acidente. "Quando eu vi que ia bater eu consegui me segurar no ônibus, eu só fiz virar junto com o ônibus, por isso que não tive muita lesão", avalia.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), 42 pessoas ficaram feridas no acidente. Os casos mais graves são os dos motoristas dos veículos envolvidos. Segundo o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, o motorista do ônibus já passou por cirurgia. "É um caso bastante grave entre os pacientes atendidos aqui e ele está sendo submetido a procedimentos. Teve traumatismo craniano, esperamos que possa superar", revela o secretário.

A Sesab informou que 28 pessoas foram levadas para o Hospital do Subúrbio - três transferidas depois para o Hospital Geral do Estado (HGE) por conta da gravidade dos ferimentos. Direto para o HGE foram encaminhados oito pacientes - um deles em estado grave, diz a Sesab.

O Hospital Ernesto Simões Filho informou que recebeu três vítimas e o Hospital Municipal de Simões Filho, na região metropolitana, outras três pessoas.

Os passageiros do ônibus eram funcionários da empresa de móveis Tidelli, que não teve expediente nesta quinta-feira por causa do acidente. A direção da empresa não foi encontrada para comentar o ocorrido.

Dona Ana Cláudia estava em casa quando recebeu a notícia do acidente. O irmão dela também estava no ônibus. "Receber uma notícia dessa também é... só Jesus. Teve ferimentos na boca e no ombro. Até agora estou tremendo", diz Dona Ana Cláudia Assis, irmã de uma das vítimas.

Doação de sangue

Por conta do acidente, a Fundação Hemoba convoca voluntários a doarem sangue na unidade de coleta, que fica na área interna do Hospital do Subúrbio, em Salvador.

De acordo com a fundação, há um aumento "significativo" por bolsas de sangue no hospital após o acidente. Os voluntários devem se encaminhar à Rua Manoel Lino, s/n, Estrada Velha de Periperi. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3116.5664.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir