Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 09-03-2012

Obras do Maracanã estão adiantadas, diz ministro dos Esportes no Rio
Ministro parabeniza vice-governador pelo andamento das obras no estádio. Aldo deixa dúvidas sobre permanência de Valcke como interlocutor da Fifa.
Obras do Maracanã estão adiantadas, diz ministro dos Esportes no Rio
Foto: g1.globo.com

As obras no estádio do Maracanã estão avançadas em relação ao cronograma previsto pelo Ministério dos Esportes para a Copa de 2014. A afirmação foi feita pelo ministro Aldo Rebelo, na manhã desta sexta-feira (9), durante visita ao canteiro de obras do estádio. Segundo o ministro, a reforma estará concluída a tempo da Copa das Confederações em 2013. "Não tenho dúvidas de que essa obra será entregue dentro do prazo. Isso tranquiliza muito o governo federal e o responsável pela organização do evento", afirmou Aldo, cumprimentando o vice-governador Luiz Pezão pelo que o Estado do Rio tem feito para a realização dos eventos esportivos.

De acordo com o vice-governador, o investimento previsto para a realização das obras do Maracanã, R$ 859.472.464,54, é o suficiente para concluir a reforma. Segundo o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), Ícaro Moreno Júnior, 95% da estrutura antiga que precisava ser demolida já foi derrubada, o trabalho de fundação foi totalmente concluído, a recuperação estrutural foi 85% realizada e cerca de 95% do material que será utilizado na obra está contratado.

"Já iniciamos as estruturas metálicas e no final desse mês teremos mais de 35% dos trabalhos concluídos. Cerca de 15% da alvenaria foi feita", ressaltou Ícaro, enfatizando ainda que mais 700 operários serão contratados para o turno da noite, totalizando um total de 5.200 homens trabalhando na reforma.

Quanto ao restante das obras e medidas que precisam ser tomadas para a realização da Copa e das Olimpíadas de 2016 na cidade, o ministro Aldo Rebelo ressaltou que muita coisa precisa ser feita, mas que tudo está sendo muito bem encaminhado. "Precisamos de infraestrutura para o desenvolvimento do país. Já há muito investimento previsto para o setor de hotelaria, mas não por causa da Copa do Mundo, mas porque o país está crescendo. Ninguém vai construir um hotel para funcionar apenas por um mês", explicou.

Sobre a deficiência existente no setor aeroportuário, o ministro destacou que o problema dos aeroportos não está na capacidade de decolar ou pousar aeronaves, mas no serviço oferecido. "As companhias precisam estar prevenidas para possíveis problemas no sistema", afirmou Aldo, ressaltando que quando há pane as filas ficam enormes e inúmeros transtornos acontecem.

De acordo com o ministro, as áreas da saúde e da segurança pública estão tendo a importância que merecem e o governo federal está adotando todas as medidas necessárias.

Ministro alega que aceita críticas, mas não com a linguagem utilizada por Valcke
Sobre as declarações do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, de que o Brasil precisava de um "chute no traseiro" para acelerar as obras da Copa, o ministro garantiu que não vão afetar o andamento das obras e a relação do país com a Fifa.

Segundo Rebelo, o governo aceita receber críticas, mas não da forma como o secretário Valcke as fez. "O que não podemos aceitar são formas inadequadas de se colocar isso. Os modos e a educação é que fazem a diferença. Não há como aceitar determinado tipo de linguagem", garantiu Rebelo.

Segundo o ministro, as desculpas que o presidente da Fifa e que o próprio secretário-geral pediram, através de carta, foram aceitas. No entanto, Rebelo não deixou claro se o governo federal mantém a posição de não aceitar mais Jérôme Valcke como interlocutor da Fifa.

Quanto a viagem que o secretário-geral faria ao Brasil na próxima semana, Rebelo acredita que não será mais realizada. "Me parece que a viagem que ele faria na próxima semana não acontecerá", disse.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir