Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 13-03-2012

102ª Festa das Canoas de Marataízes resgata tradições culturais
No último final de semana Marataízes brilhou, mais uma vez, com a belíssima realização de uma das festas mais tradicionais do Espírito Santo, a Festa das Canoas, que este ano completou 102 anos de muita história, entre dos dias 08 e 11 de março na Praia C
102ª Festa das Canoas de Marataízes resgata tradições culturais
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

Quatro dias do calendário vividos intensamente através de uma programação recheada de atividades e atrações diversas. Missas, procissões, shows nacionais e regionais, Tenda Cultural, oficinas, palestras, apresentações, feiras, marcaram a festa considerada a maior e mais bem organizada dos últimos anos.

Realizada pela Prefeitura Municipal de Marataízes e Comissão de Festa, a festa volta a ser organizada pela Igreja Católica, através da Paróquia Santíssima Trindade, com o apoio total do Governo do Estado. "Quero parabenizar todos os envolvidos, a festa ficou muito bem organizada. E, esperamos que essa festa cresça cada vez mais e fique ainda mais conhecida." Elogia o prefeito municipal.

Além das tradicionais atrações com artistas locais, quatro shows nacionais elevaram o nível da festa deste ano. Abrindo a programação, na quinta-feira (08), muito louvor com a banda de rock católica, Rosa de Saron. Na sexta-feira (09), a dupla sertaneja de grande sucesso de todo o Brasil, Gino e Geno brilhou no palco. No sábado (10), o Biquini Cavadão fez o público vibrar com o melhor do rock e da MPB e, fechando em alto estilo, o som irreverente de Zé Ramalho. "Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Marataízes que realizou a 102ª Festa das Canoas e trouxe uma das maiores bandas do rock nacional, o Biquini Cavadão. Estava lotado, foi sucesso total. Amei. Sempre que puderem, tragam a banda, eles são demais. Parabéns mais uma vez pela festa que estava LINDA! Saí de Guarapari pra ir até aí e valeu muito a pena!" Roberta Azevedo, Guarapari.

Além do sucesso na programação, a festa agradou pela organização. Este ano as tradicionais barracas, com produtos vindos de diversas partes do Brasil, ganharam maior visibilidade e uma acomodação bem especial. "Antes não tinhamos essa estrutura para trabalhar, ficavamos aglomerado na rua próximo a igreja. Fiquei impressionado com a organização e outra, a segurança também aumentou esse ano. Nos sentimos valorizados e só tenho a agradecer e parabenizar a comissão de festa e a Prefeitura. E, outra, o povo dessa cidade é muito simpático, todas as vezes que venho ganho muitos clientes e muitos amigos." Diz Júnior (barraqueiro de São Paulo).

Segundo o Padre Evaldo Praça Ferreira, a Paróquia Santíssima Trindade abraçou a coordenação da festa atendendo um convite da administração pública. "A Festa das Canoas é uma festa religiosa e popular, realizada para a família, onde toda a comunidade, pescadores, pescadoras e marisqueiras pudessem participar com segurança. E, graças a Deus, ficou uma festa muito bonita. Quero parabenizar a comissão de festa, as secretarias municipais, ao Governo do Estado e ao Ministério da Pesca que também esteve presente conosco dando total apoio aos nossos pescadores." Enfatiza Pe. Evaldo.

Outros momentos marcaram as festividades deste ano com a realização da 1ª Feira da Pesca Artesanal e Feira do Agroturismo da Costa e da Imigração, com a presença dos munícipios de Itapemirim, com materiais de divulgação das suas belezas naturais e artesãos de Anchieta. Destaque ainda para os resgates através da 1ª Exposição Fotográfica "Resgate de uma História de Fé", com vários registros resgatando momentos da festa ao longo dos anos, as apresentações com o Grupo de Jongo Mirim de Itapemirim "Mestre Bento", que fez todo mundo entrar na roda, dançar e entoar versos e os cantos do Divino entoado por antigos moradores, como o Sr. Jota de Jacarandá, um dos pescadores mais antigos da região e um grupo de mulheres.



Festa Centenária

Religiosa e popular, assim é definida a Festa das Canoas. Religiosa pela sua atenção voltada a uma história que envolve fé e devoção. Segundo o Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Cléber Júnior Pereira Bento, professor de história, a festa não tem registros que comprovem o seu início, mas a partir de estudos feitos com antigos pescadores, foi por volta de 1908 que um grupo de pescadores fez uma promessa à Deus e a Virgem Maria, devido a escassez na pesca, que se houvesse fartura naquele dia todo o segundo domingo de março uma festa seria feita em agradecimento e, tendo as preces atendidas, eis que acontece a primeira Festa das Canoas.

No início a festa era apenas religiosa, com missas, procissão feita com canoas à remo, enfeitadas, apresentações de jongo, congo e Folia de Reis. Com o passar do tempo, os shows e a presença de barracas foram inseridas, dando ainda mais destaque às comemorações.



















































    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir