Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-03-2012

Projeto xadrez nas escolas foi atração da 102ª festa das canoas
A 102ª Festa das Canoas de Marataízes abriu espaço para um dos esportes mais antigos da humanidade, o xadrez.
Projeto xadrez nas escolas foi atração da 102ª festa das canoas
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

Alunos das escolas da rede pública estiveram presentes na Tenda Cultural abrindo a programação com a apresentação do Projeto "Xadrez nas Escolas", que aconteceu na Praça Central.

Implantado pela Secretaria de Educação de Marataízes, o projeto é aplicado durante o contraturno, atendendo uma determinação do MEC que exige o funcionamento de no mínimo quatro escolas em tempo integral, oferecendo atividades extracurriculares aos seus alunos.

Coordenado pelo professor de matemática, Jorge Antônio Rangel Costa, o projeto está presente em cinco pólos ativos, sendo nas escolas, Maria da Glória Nunes Nemer, José Marcelino, Boa Vista, Anália de Queiroz (Jacarandá) e Lagoa Dantas e já está inserido nas competições do Joema (Jogos Estudantis de Marataízes). A idade mínima para iniciar no projeto é aos seis anos e segundo o professor, o esporte vem conquistando cada vez mais crianças e jovens de Marataízes.

"Quando o aluno começa a praticar o xadrez percebemos a mudança no seu comportamento, melhorando o rendimento em outras disciplinas porque a prática estimula o raciocínio e a concentração. Estamos buscando parceria com A Secretaria de Cultura para implantar um clube do xadrez em Marataízes, aberto à comunidade." Diz o professor Jorge, que já teve a oportunidade de fazer um curso de capacitação em xadrez com o mestre internacional Darcy Lima.

Durante a apresentação, os alunos fizeram alguns jogos demonstrativos em um xadrez gigante e mais vinte tabuleiros foram disponibilizados para que todos pudessem aproveitar a tarde de lazer para algumas partidas de xadrez.

Em breve, equipes de xadrez formadas pelos alunos de Marataízes estarão participando de competições em outros municípios como Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória.

Benefícios do Xadrez
É uma cultural milenar, considerado patrimônio cultural da humanidade. Tem uma base na matemática, sendo a principal linguagem da ciência e o pensamento organizado. Estimula o desenvolvimento das habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, consideradas capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do individuo. Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe. Pode ser utilizado como elemento estruturador do tempo livre do individuo. Proporciona prazer em seu estudo e prática. Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais e devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.



















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir