Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-03-2012

"Trabalho pelo pão de cada dia", diz avó de menor apreendido no ES
Dois jovens foram flagrados com drogas, armas e dinheiro. Delegado disse que adolescentes são muito usados por traficantes.

Foto: g1.globo.com

Dois menores, de 14 e 16 anos, foram apreendidos com drogas, armas e dinheiro na madrugada desta quarta-feira (21), no bairro Aribiri, em Vila Velha, região da Grande Vitória. O delegado Djalma Lemos afirmou que os adolescentes são muito usados no tráfico porque acabam saindo com facilidade da prisão. Os dois foram encaminhados para a Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (DEACL).

O rapaz de 16 anos tenta explicar o motivo de se envolver com o tráfico de entorpecentes. "O cara quer comprar uma moto e sair com a namorada e não tem dinheiro. Qual menor aqui tem profissão? O jeito é entrar para o tráfico", afirmou o adolescente.

O delegado afirmou que em quase todas as ocorrências de tráfico de drogas tem menores envolvidos. "Hoje, o menor é o melhor soldado que o traficante pode encontrar. Eu estou apreensivo, como pai também, de ver que a falta de uma agregação familiar, a dessocialização do jovem, a falta de uma religião e do acompanhamento da família está gerando um caos. Infelizmente, a polícia sozinha e não tem como agir", enfatizou.

Na delegacia, a avó do menor de 14 anos não sabe explicar o motivo do neto ter entrado para o tráfico de drogas. "Ele estuda desde os seis anos. Eu trabalho para não faltar o pão de cada dia para esse menino. Ele não precisa disso. É uma humilhação para mim", disse.

Crime

Com os jovens, a polícia encontrou crack, maconha, cocaína, dois revólveres calibre 38, carregador de rádio comunicador igual ao dos policiais e cerca de R$ 800. Os dois jovens estavam em cima da laje de uma casa em um beco do bairro. Segundo a polícia, o local é um ponto de venda e de uso de drogas.

Ao perceberem a presença dos policiais, os dois tentaram fugir. Durante a fuga, os menores passaram dentro do quintal da casa de um policial. "Nós pulamos, passamos por dentro da casa do policial, pulamos outro muro e nos escondemos onde tem um monte de pé de cana", contou o menor.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir