Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-03-2012

Documentarista volta a convidar blogueira cubana para vir ao Brasil
Em fevereiro, Cuba negou permiss�o, ap�s Brasil conceder visto a cubana. Foi a 19� tentativa de Yoani Sanch�z, cr�tica do regime, de deixar o pa�s.
Documentarista volta a convidar blogueira cubana para vir ao Brasil
Foto: g1.globo.com

O documentarista Dado Galv�o voltou a convidar a blogueira cubana Yoani S�nchez a vir ao Brasil para participar da primeira exibi��o do document�rio "Conex�o Cuba Honduras", sobre a atua��o da imprensa nos dois pa�ses, em que � uma das entrevistadas. A estreia est� marcada para o dia 21 de abril em Jequi�, na Bahia.

No �ltimo dia 3 de fevereiro, o governo cubano negou a permiss�o a Yoani, umas das principais vozes cr�ticas ao regime, ap�s o governo brasileiro ter concedido visto de turista � cubana. Foi a 19� tentativa da blogueira de deixar a ilha, quatro delas para vir ao Brasil, onde al�m de outros convites para exibi��es do filme, tamb�m tentou lan�ar seu livro "De Cuba com carinho" (Editora Contexto).

Pela lei cubana, s� pode deixar o pa�s quem tiver permiss�o do governo.

Na ocasi�o, a cubana havia feito um apelo � presidente Dilma Rousseff que intercedesse por sua vinda, em carta e por meio de um v�deo gravado em Havana no final de 2011. Em visita a Cuba, Dilma disse que o Brasil j� havia concedido o visto a Yoani, e que a permiss�o para a viagem cabia ao governo cubano.

Na carta-convite, protocolada em cart�rio e entregue � embaixada de Cuba no Brasil, Galv�o diz que o evento contar� tamb�m com a presen�a do senador Eduardo Suplicy e do jornalista hondurenho Esdras Amado L�pez, outro entrevistado no filme.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir