Categoria Economia  Noticia Atualizada em 22-03-2012

Na Índia, Dilma vai discutir criação de banco único para os Brics
Dilma visitará a Índia na semana que vem para reunião de países emergentes. Parceria no Ciência Sem Fronteiras também deve ser assinado com Índia.
Na Índia, Dilma vai discutir criação de banco único para os Brics
Foto: g1.globo.com

Em viagem à Índia que na próxima semana, a presidente Dilma Rousseff deve discutir a criação de um banco único de desenvolvimento para os Brics - grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

"[O banco seria] voltado para a promoção de projetos de desenvolvimento sustentável e de projetos no campo da infraestrutura, não só no âmbito dos Brics mas também em outros países em desenvolvimento", afirmou nesta quinta-feira (22) a embaixadora e subsecretária-geral de política do Ministério das Relações Exteriores, Maria Edileuza Fontenele Reis.

Conforme a embaixadora, a ideia "ainda é muito embrionária". "Esta cúpula deverá resultar apenas o anúncio da intenção de estudar a possibilidade de constituição desse banco e deverá ser também recomendada a constituição de um grupo técnico para debater justamente sobre os detalhes de constituição e objetivo mais específico."

Para ela, a discussão mais complexa é sobre o capital de cada país. "O ministro da Fazenda [Guido Mantega] já foi consultado sobre o assunto, já fez algumas declarações sobre esse tema, avaliando que considera importante, útil e inovadora essa ideia de maneira que deveremos constituir um grupo técnico para tratar de mais detalhes".

Entre os dias 28 e 31 de março, Dilma estará em Nova Delhi, capital da Índia, para encontro da quarta cúpula dos chamados Brics.

A embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis também afirmou que o Brasil deve assinar com a Índia parceria no programa Ciência Sem Fronteiras, que prevê bolsas de estudo no exterior.

"Será a primeira vez que estaríamos implementando o programa com algum país em desenvolvimento e membro do Brics". Segundo ela, várias instituições indianas já foram identificadas e o acordo deve ser assinado no encontro bilateral que acontecerá no próximo dia 30. A quantidade de vagas para o programa ainda está em negociação.

Cúpula

Não há previsão de agenda para a póxima quarta (28), quando Dilma chega a Nova Delhi. De acordo com a embaixadora do Itamaraty, o encontro da cúpula será no dia 29, onde serão discutidas as formas de estimular o crescimento de forma sustentável e equilibrada - o que inclui a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) -, temas de paz e segurança global, e o programa Ciência sem Froteiras.

A cúpula irá avaliar a atuação dos países no Conselho de Segurança da ONU e os desdobramentos no Oriente Médio e no norte da África. Segundo a embaixadora, haverá a condenação da violência nesses lugares. "Nenhum país do mundo pode estar de acordo com a violência que tem sido verificada", afirmou.

Paralelamente à cúpula, acontecerão debates sobre diversos temas. O debate financeiro tem por objetivo analisar possibilidades de estímulo ao comércio, com a presença de representantes de bancos centrais e de ministros da economia dos países.

O encontro empresarial contará com 60 empresários brasileiros selecionados em coordenação entre Itamaraty, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Encontro bilateral

Na sexta (30), a presidente Dilma será recebida pela presidente da Índia, Pratibha Patil, e pelo primeiro-ministro indiano e haverá uma cerimônia de assinatura de atos bilaterais entre os países.

Segundo a embaixadora, devem ser assinados vários acordos, de assuntos de cooperação técnica, meio ambiente, cultura, promoção da igualdade de gênero e avanços na área científica e tecnológica. Até 2015, serão 15 milhões de dólares em transações comerciais entre os dois países, afirmou a embaixadora do Itamaraty.

A presidente ainda poderá ter um encontro com lideranças empresariais indianas e, segundo a embaixadora, é possível que Dilma se encontre com o líder da oposição do país.

No sábado (31), Dilma não tem agenda oficial e volta para o Brasil.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir