Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 23-03-2012

"No humor todos somos insubstituíveis", dizia Chico Anysio
Em entrevista ao programa Starte, em dezembro de 2010, Chico Anysio contou como criava seus múltiplos persongens.

Foto: g1.globo.com

Morreu nesta sexta-feira (23) no Rio, o comediante Chico Anysio. Ele tinha 80 anos e sofria de problemas respiratórios. Em dezembro de 2010, mesmo fragilizado por um enfisema pulmonar, o humorista deu uma entrevista para o programa Starte, da Globo News.

Na época, ele tinha acabado de publicar mais um livro e gravava um especial para a TV Globo. Chico Anysio nunca parou. Era um artista múltiplo, um criador incansável e um humorista de mil personagens. Sempre gostou de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. "Com 15 dias de profissão na rádio, eu já tinha três profissões. Era rádio-ator, redator e comentarista esportivo. Mas nunca me considerei um artista completo. Eu sempre quis aplicar a meu favor os espaços que me sobravam no dia", disse.

O mais popular dos inúmeros personagens que criou foi o professor Raimundo. O personagem foi criado para a rádio, em 1952. Logo depois, em 1957, foi o primeiro personagem que apresentou na TV. "Ele me abriu portas importantíssimas. Através dele eu pude lançar e relançar cerca de 40 comediantes. Quando me falaram que a escolinha ia sair do ar, eu falei: ‘antes de seis meses morrem oito, porque não vão resistir’. Não deu outra, morreram dez em um ano. Era o único programa educativo da TV brasileira. Eu lamentei muito o programa ter parado, mas acho que não volta, acabou para sempre", lamentou.

Na entrevista, Chico fez questão de dizer que nunca gostou de frases feitas. E deu um exemplo perfeito para o dia de hoje. "Uma das que eu não concordo é "Ninguém é insubstituível". .No humor todos somos insubstituíveis", disse Chico.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir