Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-03-2012

Inscrições abertas para Cachoeirense Ausente 2012
Anna Graça Braga de Abreu, irmã dos escritores Newton e Rubem Braga, recebeu o título de Cachoeirense Ausente 2011.
Inscrições abertas para Cachoeirense Ausente 2012
Foto: Divulgação/PMCI

O processo para escolha do Cachoeirense Ausente de 2012 já está aberto. Os candidatos ao título devem ter nascido em Cachoeiro de Itapemirim, residir há mais de 10 anos fora do município e desejar receber a homenagem, além de ter serviços relevantes prestados a Cachoeiro e na divulgação do nome da sua terra natal. Para concorrer é necessário que outra pessoa inscreva o candidato.

A eleição vai ser realizada no dia 19 de maio, de 8h às 17h, na praça Jerônimo Monteiro, durante a IV Bienal Rubem Braga. Para formalizar a inscrição, é necessário entregar um currículo contendo dados pessoais e profissionais do candidato até às 17h do dia 04 de maio. Todo morador com mais de 18 anos vai poder escolher um candidato, bastando apresentar um documento de identidade na hora da votação.A eleição será por voto direto, secreto e eletrônico, a exemplo do que ocorreu em 2010.

Já o Cachoeirense Presente é escolhido pela Câmara Municipal, através de apresentação dos nomes com os seus referidos currículos e votação em plenário pelos vereadores. Ainda não há data definida para a escolha. Os dois cachoeirenses escolhidos, tanto o ausente como o presente, vão ser homenageados durante a Festa de Cachoeiro, em junho.

Em 2011, os vereadores aprovaram a emenda do vereador David Lóss ao projeto de lei de autoria do Executivo que determina a eleição direta para escolha do Cachoeirense Ausente. A emenda permitiu, por ser o centenário de Newton Braga, idealizador do título e da Festa de Cachoeiro, que o homenageado pudesse ser excepcionalmente escolhido pelo prefeito, entre os membros da família Braga. Anna Graça Braga de Abreu, Dona Gracinha, como é conhecida, irmã dos escritores Newton e Rubem Braga, recebeu então o título de Cachoeirense Ausente.

"É muito importante homenagear um cachoeirense que, mesmo vivendo fora do município, nunca se distanciou dele, das suas origens", destacou o prefeito Carlos Casteglione.

Criação do Título

O título de Cachoeirense Ausente nº 1 foi criado em 1939, pelo poeta Newton Braga,como forma de homenagear os conterrâneos que não viviam mais no município, mas que mantinham vínculos afetivos com a terra natal. Neste mesmo ano, também por iniciativa de Newton Braga, foi instituído o 29 de junho (dia do padroeiro do município, São Pedro), como o Dia de Cachoeiro e do encontro dos cachoeirenses ausentes com os presentes. O primeiro a receber o título foi Heráclides Gonçalves, em 1942.



    Fonte: Assessoria de Comunicação PMCI
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir