Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2012

Frascos doados para reciclagem são abandonados em Araraquara, SP
Gerente responsável afirmou que material não provoca contaminação. Recipientes foram achados por morador que caminhava pelo local.
Frascos doados para reciclagem  são abandonados em Araraquara, SP
Foto: g1.globo.com

Frascos de vidro com o selo da Superintendência Regional (Sureg) do Serviço Geológico do Brasil foram descartados em um terreno no Jardim das Hortênsias, em Araraquara (SP). O material foi encontrado por um morador que costuma caminhar pelo local.

Cerca de 500 recipientes foram abandonados no terreno, localizado na Avenida Engenheiro Camilo Dinucci, marginal à Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), próximo à Litoteca de Araraquara.

Os vidros também apresentam uma etiqueta do Laboratório Puriquima, de análises químicas e ambientais, de São Paulo. Todos os selos de identificação apresentam sinais de desgaste.

De acordo com Lauro Pizzatto, gerente responsável pela Litoteca de Araraquara, o material foi doado para reciclagem e descartado por quem recebeu a doação. "Quando doamos para alguma pessoa, achamos que o destino fosse mais nobre, ou seja, a reciclagem. Não achávamos que era descartado em um terreno", explica.

O gerente afirma que o material colocado no interior dos recipientes é oriundo de rios. "São pequenas porções de terra, pedras, pó de rocha e afins. Não é algo que possua química e possa provocar uma contaminação", diz.

Edmilson Aparecido Moura, de 54 anos, caminhava pela calçada quando encontrou o lixo laboratorial. "É um absurdo descartarem esse tipo de material próximo à nossa casa. Não tem cabimento uma atitude desse tipo", reclama.

Para ele, além do perigo de contaminação, há a probabilidade dos frascos servirem de criadouro do mosquito da dengue. "Se chover, a água ficará nos vidros e pode causar a proliferação da dengue", observa.

Ao ser informada do descarte do material, a litoteca afirmou que enviaria funcionários para recolher o material. "Agora, vamos ser mais rigorosos para fazer essas doações", ressalta Pizzatto.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir