Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-03-2012

Entrevista com Caprini, pré-candidato a prefeito de Itapemirim
Caprini concorreu à prefeitura de Itapemirim em 2008 e teve expressiva votação, o que o levou a colocar mais uma vez seu nome como pré-candidato para a disputa eleitoral.
Entrevista com Caprini, pré-candidato a prefeito de Itapemirim
Foto: www.maratimba.com

Carlos Magno Caprini de 39 anos é comerciante, formado em Contabilidade pela UFES, residente em Itaipava a 26 anos e filiou-se ao PR (Partido da República) a convite da presidenta do PR-Mulher estadual, vice-prefeita de Marataízes Dilceia Marvila, com o sim do senador Magno Malta e do deputado estadual Vandinho Leite, com isso o PR se habilita para as eleições de 7 de outubro de 2012.

Caprini concorreu à prefeitura de Itapemirim em 2008 e teve expressiva votação, o que o levou a colocar mais uma vez seu nome como pré-candidato para a disputa eleitoral.

Confira abaixo a entrevista exclusiva com pré-candidato.

Caprini o que o levou a colocar seu nome como pré-candidato à prefeitura de Itapemirim?


"Com a experiência adquirida em 2008 quando fui candidato a prefeito e de acordo com meus princípios o executivo deve ser comandado por uma pessoa de Itapemirim que viva neste município e que esteja inserida no seu dia-a-dia, diante dessa convicção percebi que meu perfil se encaixava nessa premissa. Tenho boa experiência administrativa, pois tenho junto com minha família vários negócios no município e acredito que posso contribuir com o município para que o desenvolvimento seja pleno e voltado exclusivamente para o povo de Itapemirim."

Você hoje conta com algum tipo de apoio político para uma possível disputa ao executivo?

"O Senador Magno Malta, o Deputado Gilsinho Lopes, o Deputado e Secretário Estadual de Esportes Vandinho Leite, o ex-prefeito de Presidente Kennedy Aloisio Correa e toda a direção do PR se colocaram à disposição para apoiar minha pré-candidatura, tenho ainda excelente relacionamento com o Governador Renato Casagrande (PSB) e toda a cúpula do partido, pois apesar de ter saído do partido, essa decisão foi feita de maneira conversada com o presidente do Macaciel Breda, o Governador Casagrande, o chefe da Casa Civil Luiz Carlos Ciciliotti e principalmente a ex-vereadora de Cachoeiro, Cláudia Lemos que foi minha grande incentivadora. Em Itapemirim temos conversado com o empresariado, lideranças religiosas (eu que sou Catequista, sinto me honrado com a recepção de vários irmãos Evangélicos onde inclusive já fui levado ao púlpito por Pastores para fazer uso da palavra), o ex-prefeito Alcino Cardoso está ao nosso lado desde 2008, o vereador Estevão a quem agradeço pelo acolhimento em sua residência para um maravilhoso almoço no qual pude ter a honra de conviver com tão bela e exemplar família, o ex-deputado Marcos Gazani tem nos dado todo o apoio e muitas lideranças comunitárias, porém é uma cultura dos comerciantes de Itaóca e Itaipava não se envolverem diretamente em política, o que é algo natural visto que moramos numa cidade pequena, mas num determinado momento haverá o pronunciamento que será feito sempre de maneira pessoal. Fui buscar apoio e orientações do Dr. Mario Moreira, ex-conselheiro do TCES, e aproveito para agradecer a este homem publico com uma trajetória de vida exemplar por todas as orientações e acolhimento até o momento. Conto, também, com o deputado federal Camilo Cola, que é uma marca de sucesso nacional. Mas tudo isso seria em vão se não tivesse o apoio incondicional de minha família: Zé Carlos (pai), Odete (mãe), Gleyson (irmão) e Christiane (irmã). E o que falar das manifestações de apoio das maiores lideranças Estaduais e Nacionais do meu partido, o PR, neste sábado na Assembleia Legislativa. No domingo em Colatina, fui recebido pelo comando do PDT na pessoa de seu presidente Deputado Josias da Vitoria e Deputados Federais. Posso afirmar: é o começo de muitas emoções positivas para o meu Município!!! Para terminar, por eu não fazer da política profissão e sim um ideal, o que posso dizer se não obrigado a toda mídia local, regional e estadual, pois todos falam bem sobre a pré-candidatura do Caprini e nada me custou isso, sim iss me honra muito. E tudo isso é possível porque Deus quer e esse povo maravilhoso do meu Itapemirim, que tem se manifestado em todo lugar onde estou de uma forma positiva e carinhosa comigo."

Por que você saiu do PSB (Partido do Governador Casagrande), que a principio seria o melhor partido para essa disputa municipal?

"Eu saí do partido, pois como disse antes o perfil do candidato a prefeito de nosso município a meu ver teria que ser de uma pessoa que viva em Itapemirim, nunca fiz imposição de meu nome desde 2008, isso foi decidido de maneira natural e em acordo com nosso grupo e meu nome acabou sendo contemplado, em 2010 fui indicado para a disputa ao legislativo e agora que eu achava que o partido fosse manter a mesma linha, mas a entrada de varias pessoas na executiva municipal do partido deformou a idéia inicial, não adianta ser profissional de vir uma única vez na semana, assim não vivencia o nosso dia-a-dia, resolvi então procurar um novo caminho e hoje estou no PR, mas ainda vejo com bons olhos a legenda a que pertenci por muitos anos e mantenho bom relacionamento com todos."

Que experiência você guardou das eleições para prefeito de Itapemirim em 2008, onde você recebeu expressiva votação?

" A grande experiência está no fato de poder ter percorrido e conhecido de perto cada cantinho do nosso município, que, diga-se de passagem, um lindo município, e ter conhecido de perto as necessidades da população, eu percebi que eu deveria ser mais flexível em minha campanha em 2008, pois não dá para expor seus ideais para uma população tão diversificada quanto a de Itapemirim que tem de praia a montanhas, de economia agropecuária e pesqueira. É necessário a flexibilização dos seus pensamentos para que se possa harmonizar o bom relacionamento e isso hoje eu faria diferente, estou num processo contínuo de aprendizado a cada dia ganho mais experiência."

Itaóca e Itaipava a seu ver estão sendo bem assistidas pela administração atual?

"Isso é uma coisa muito triste para eu admitir, mas não! Não está! Ainda em 2004 nos foi prometido na campanha da prefeita Norma Ayub grandes realizações principalmente a construção do porto de Itaipava para os pescadores essa é uma mágoa muito grande que nós temos, trata-se de uma obra que se iniciou e não foi terminada. Outros grandes investimento estão sendo anunciados como portos Offshore e o nosso porto ficou esquecido. Os pescadores estão passando por muitas dificuldades, o local que ficou cercado está se transformando num grande pântano e a lama acumulada está causando problemas de saúde e doenças de pele nos pescadores, no geral a administração está bem, mas se formos nos ater aos detalhes falta muita coisa. Temos hoje um prédio enorme chamado de hospital, mas que na verdade é só um pronto atendimento, quando ainda estava sendo discutida a construção do prédio foi criada uma comissão que queria que o mesmo fosse construído longe da Avenida porque era perigoso e o que aconteceu depois? A comissão inteira foi destituída e prevaleceu a vontade da administração, acredito que deveria haver mais democracia, transparência e descentralização."

Como você analisa os trabalhos da Prefeita Municipal de Itapemirim Norma Ayub?

"Ela é uma pessoa com muita coragem e grande disposição para fazer as coisas, mas ainda não a vejo com a determinação de executar, ela aparentemente possui boas intenções - ainda não tive a oportunidade de conversar com ela pessoalmente, mas vejo que determinadas coisas quando chega na hora H ela não consegue impor sua vontade. Vou dar um exemplo: Quando ela chegou à administração ela disse que em Itapemirim não tinha pessoas capacitadas para serem secretários e nomeou vários secretários de outros municípios que ainda continuam morando fora e não são de Itapemirim. Será que em sete anos não houve tempo de capacitar ninguém. Na área social ainda não vi um bom trabalho, pois ainda vejo pessoas passando fome em Itapemirim, isso não dá para entender, nosso município possui tantos recursos e isso não deveria acontecer. O ponto principal de discordância da administração de Norma está neste fator, o de achar que ela apesar da boa intenção e de toda sua bondade ainda não consiga executar plenamente o que ela queria, nós temos grande potencial e acredito que o município poderia estar melhor do que está hoje."

Caprini se chegar o dia 7 de outubro e as urnas anunciarem seu nome como novo prefeito de Itapemirim o que você faria pelo município?

"A minha primeira providência seria montar uma equipe de apoio e secretários de Itapemirim, seriam pessoas que conheçam o município e vivam aqui, essas pessoas tem que trabalhar pelo municipio pelo prazer de morar aqui. Nós temos grande potencial principalmente pelo advento do petróleo, centenas de empresas querem se instalar aqui – nós iríamos olhar mais nossas estradas, os pescadores, escolas e principalmente a saúde que hoje é tão mal falada e vive em decretos de emergência. Será que esses decretos nunca irão acabar? Para se resolver o problema de saúde pública no sul do Espírito Santo nós teríamos que trabalhar em conjunto com os municípios vizinhos e criar centros de especialidades em cada hospital e claro melhorar os aspectos de nossas estradas que interligam esses municípios, pois assim as ambulâncias poderiam fazer o percurso com rapidez e eficiência. Os municípios que vão de Presidente Kennedy a Anchieta, Rio Novo do Sul e Iconha poderiam ter seus centros de especialidades cada um e a partir desse modelo poderia haver uma integração dos municípios para melhorar o atendimento dos munícipes. A idéia de grandes hospitais geram muitas despesas e aumentam os riscos de infecção hospitalar, portanto sou a favor da criação dos centros de especialidades."

Caprini hoje você estaria preparado para ocupar o cargo de prefeito de Itapemirim?

"Sim, eu faço muitos cursos de gestão pública, sou formado em Contabilidade pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e tenho participado de seminários e simpósios, acompanho a política tanto municipal quanto a nível federal, o Governo Federal hoje dispõe de técnicos e agentes para apoiar os administradores – nos últimos meses tenho visto a polêmica sobre cursos de vereadores e o próprio Congresso Nacional através do Interlegis oferece uma plataforma de ensino para capacitar a classe na própria cidade de origem. Como administrador não tenho nenhum problema para demitir um mau funcionário e será assim caso eu tenha uma oportunidade no executivo se errou tem que responder pelos seus atos. O secretariado que é o primeiro escalão do executivo municipal será escolhido (caso eu seja eleito) de acordo com duas medidas, uma é claro a composição política e outra a capacidade técnica seria demagogia de minha parte dizer que os critérios políticos não seriam levados em conta, o próprio governo se faz baseado neste ponto fundamental."

Como você vê esse boom de investimentos que prometem aportar no sul do Estado e principalmente em Itapemirim?

"Vejo com um misto de felicidade como comerciante e com muita preocupação como cidadão, pois temos exemplos de cidades que tiveram crescimento rápido e de maneira desorganizada onde o crescimento se tornou uma praga, os órgãos executivos, legislativos e judiciários devem trabalhar em conjunto para evitar que isso aconteça. Hoje nosso Plano diretor Municipal (PDM) não está claro em Itapemirim, em setembro de 2006 ele foi criado e em dezembro do mesmo ano houve outra lei não anulando não totalmente o PDM, mas deixando muitas dúvidas no ar, precisamos de clareza sobre como devem se comportar as obras, os investimentos etc. As coisas acontecem de acordo com o bom humor das pessoas, precisamos de um PDM claro para que as pessoas e empresas que venham para nosso município tenham a transparência daquilo que pode ou não ser feito na cidade – O PDM é uma preocupação para nossos vizinhos também, pois deve haver uma harmonia entre as municipalidades. Os investimentos feitos em Marataízes, por exemplo, podem afetar diretamente Itapemirim e vice versa, essa preocupação deve ser trabalhada de forma regional. Acredito muito no crescimento de toda a nossa região e espero que seja feita de forma organizada e harmoniosa entre todos os municípios envolvidos somente assim teremos um crescimento ordenado e sustentável."


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir