Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-03-2012

Rio+20 terá bicicletários em todos os locais do evento e RioCard especial
Objetivo é facilitar o transporte do público durante o evento, em junho. Sustentabilidade e acessibilidade são os pilares da organização.
Rio+20 terá bicicletários em todos os locais do evento e RioCard especial
Foto: g1.globo.com

A organização da Rio+20, conferência da ONU sobre meio ambiente, que acontecerá no Rio de Janeiro em junho, anunciou na manhã desta quinta-feira (29) medidas visando a facilitar o transporte do público: haverá bicicletários em todos os locais da conferência, e será criado um RioCard especial para quem vai usar o ônibus, o metrô ou as barcas para chegar aos locais de debates e exposições.

A organização da conferência estará apoiada em três pilares: sustentabilidade – que é o tema principal da conferência - conectividade e acessibilidade, segundo explicou o secretário nacional do Comitê Nacional de Organização (CNO) da Rio+20, ministro Laudemar Aguiar.

No item sustentabilidade, segundo ele, a organização fará a compensação de emissões de gases de efeito estufa, a gestão de resíduos sólidos, uso racional da água, priorizará o uso de fontes energéticas renováveis, e colocará bicicletários em todos os locais oficiais da conferência.

Sobre o item acessibilidade, o ministro disse que "não pode excluir um público de 30 a 40 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Por isso, a conferência oferecerá equipamentos de acessibilidade para deficiência motora, visual, auditiva", disse ele.

A inclusão social também será uma meta da organização, disse o ministro, que pretende usar voluntários de comunidades vulneráveis, não apenas no evento, mas criando um cadastro para que seja convocados para os próximos grandes eventos. A organização pretende qualificar mil voluntários de comunidades vulneráveis e 500 universitários.

O ministro explicou que o Riocentro, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, sediará a conferência oficial. A arena e o Autódromo, próximos ao Riocentro, serão espaços destinados aos debates da sociedade civil. Já o Parque dos Atletas, também na região, servirá para as exposições e mostras de estados brasileiros e outros países.

Na Zona Sul, o Parque do Flamengo terá atividades culturais e a exposição da Cúpula dos Povos. Também no parque, o MAM e o Vivo Rio serão usados para debates da sociedade civil. No Píer Mauá, na Zona Portuária, haverá mostra de tecnologias sustentáveis, e a Quinta da Boa Vista será usada para atividades da sociedade civil.

Sobre os transportes na cidade durante a conferência, o ministro disse que haverá comboios especiais para chefes de Estado e Governo e adaptações no trânsito para a passagem das autoridades.

Haverá 350 ônibus para os participantes credenciados. A CET-Rio, Secretaria municipal de transportes e a organização do evento estarão trabalhando juntos para tentar minorar os transtornos no trânsito.

O ministro anunciou ainda que será criado um Riocard para a conferência abrangendo ônibus, metrô e barcas.

A área de segurança, segundo o ministro, será coordenada pelo Ministério da Defesa, sem intromissão nas áreas de outros órgãos.

"O trabalho será feito em sintonia em todas as esferas", disse o ministro.

Segundo o ministro, a conferência reunirá representantes de 120 estados membros da ONU, com um número de cem a 120 chefes de Estado e Governo, além de 50 mil participantes credenciados.

O tema principal a ser debatido é a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

80% dos quartos de hotéis já estão reservados
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) informou que, a quase dois meses do evento, 80% dos quartos da rede hoteleira já estão reservados para a Rio+20. Quase 12 mil quartos já estão contratados pelo Comitê Nacional de Organização (CNO). Com essas reservas confirmadas, a ABIH-RJ calcula que a ocupação total dos hotéis da cidade chegue a 95% no período da conferência.

"Sabemos que a Rio+20 precede outros relevantes eventos mundiais como a Jornada Mundial a Juventude e a Copa das Confederações em 2013, além da Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Consciente dessa demanda crescente, a indústria hoteleira vem investindo não somente em novos empreendimentos como também em renovações e ampliações de hotéis, atraindo grandes redes internacionais", disse o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir