Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-03-2012

Defesa Civil quer demolir outras 31 casas perto de cratera no Morumbi
Nove resid�ncias foram derrubadas nesta quarta (28), na Zona Sul de SP. Quarenta im�veis acabaram interditados pela Prefeitura ap�s chuvas.
Defesa Civil quer demolir outras 31 casas perto de cratera no Morumbi
Foto: g1.globo.com

A Defesa Civil pretende demolir outras 31 casas perto de uma cratera que foi aberta em uma rua de Parais�polis, no Morumbi, na Zona Sul da cidade, ap�s chuvas fortes atingirem a regi�o nesta ter�a-feira (27). A Prefeitura interditou 40 im�veis ap�s o surgimento do buraco. Nove casas que corriam risco iminente de desabar j� foram demolidas nesta quarta-feira (28).

O problema teve in�cio com chuvas no domingo (25). Parte de uma casa, constru�da em cima de um c�rrego, desabou e provocou a forma��o da cratera na cal�ada da via.

Segundo David Monteiro, coordenador da Defesa Civil da Subprefeitura do Campo Limpo, a cratera j� estava tampanda e a rua liberada para a passagem de ve�culos na tarde desta quinta-feira (29). "Fizemos um trabalho de solapamento do buraco. Jogamos pedra e liberamos a via. Est� sem cal�ad�o, mas os carros conseguem passar", comentou. O c�rrego tamb�m j� foi desobstru�do.

Como as medidas emergenciais j� foram tomadas, Monteiro afirmou que a Prefeitura iniciou negocia��es com os moradores das 31 casas restantes para que eles deixem os im�veis. Uma avalia��o determinou que as casas correm risco de desabar tamb�m. "N�o tem conserto, pois elas est�o constru�das em cima da galeria [do c�rrego]", disse o coordenador. "Como o risco dos im�veis est� estabilizado, vamos conversando com os moradores. Os que forem aceitando, v�o saindo e n�s vamos derrubando as constru��es". Caso o risco se agrave, as fam�lias ser�o obrigadas a sair.

Segundo Monteiro, as obras feitas no local em que a cratera foi aberta s�o tempor�rias, pois a Prefeitura planeja fazer a canaliza��o do c�rrego e derrubar a galeria.

Sobre a situa��o dos moradores, o subprefeito do Campo Limpo, coronel Trajano Conrado, afirmou que todos j� foram inscritos em programas da Secretaria de Habita��o. "De imediato, [a Prefeitura] est� disponibilizado o aluguel social e a remo��o para onde as pessoas desejarem. Estamos tentando minimizar os riscos", afirmou o subprefeito nesta quarta.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir