Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 29-03-2012

Mais de 10 mil filhotes de tartarugas são soltos em rio de Mato Grosso
Trabalho recolhe ovos e transfere filhotes para áreas de monitoramento. Contrabandistas retiram carne para consumo e gordura para fazer cosméticos.
Mais de 10 mil filhotes de tartarugas são soltos em rio de Mato Grosso
Foto: g1.globo.com

Cerca de 10 mil filhotes de tartarugas foram soltos em praias de água doce na região do Araguaia, através de um projeto de proteção ambiental realizado no nordeste de Mato Grosso. O trabalho de manejo e repovoamento das colônias das espécies é feito na tentativa de evitar o contrabando da carne das tartarugas, utilizada tanto para consumo e também para produção de cosméticos.

O projeto Amigos da natureza começou em 2010 e trabalha com a coleta dos ovos das tartarugas para serem monitorados por pessoas voluntárias autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com apoio do governo do estado.

Inicialmente feito na região da cidade de Luciara, a 1.180 quilômetros de Cuiabá, o projeto se estendeu para os municípios de Santa Terezinha, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia e Porto Alegre do Norte.

Em entrevista do G1, o biólogo e coordenador do projeto, Francisco Assis Ribeiro Sousa, explicou que o trabalho é feito na região do Araguaia que envolve o Rio das Mortes, Rio Tapirapé e Rio Araguaia. "Coletamos os ovos antes do período da desova e fazemos a transferência deles. Fazemos um monitoramento das áreas até o nascimento para que consigam [tartarugas] sobreviver longe dos predadores e caçadores", explicou.

A última soltura ocorreu no começo deste mês com 10 mil tartaruguinhas devolvidas às praias do Rio Araguaia, no município de Santa Terezinha, a 1.329 quilômetros da capital do estado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir