Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-03-2012

Palestino morre durante protestos pelo Dia da Terra na Faixa de Gaza
Disparo de israelense causou a morte, segundo porta-voz m�dico palestino. Dezenas ficaram feridas em atos contra confisco de terras.
Palestino morre durante protestos pelo Dia da Terra na Faixa de Gaza
Foto: g1.globo.com

Um palestino morreu nesta sexta-feira (30) ao receber um disparo de um israelense no norte da Faixa de Gaza, pr�ximo � fronteira com Israel, durante uma manifesta��o de milhares de pessoas pelo chamado "Dia da Terra", afirmou um porta-voz m�dico.

Mahmud Zaqut, de 20 anos, morreu e outros 37 palestinos ficaram feridos por causa de disparos israelenses pr�ximo a Beit Hanun, informou em um comunicado, Adham Abu Selmiya, porta-voz dos servi�os de emerg�ncia no territ�rio governado pelo movimento islamita Hamas.

O ex�rcito de Israel ainda n�o tinha comentado a informa��o.

Quarenta palestinos palestinos tamb�m ficaram feridos nesta sexta-feira, em confrontos entre palestinos e for�as israelenses na Cisjord�nia ocupada.

Os choques entre jovens que jogavam pedras e soldados israelenses que disparavam balas de borracha e granadas de efeito moral explodiram na represa de Qalandia, perto de Jerusal�m.

Em Jerusal�m Leste ocupada e anexada, a pol�cia israelense prendeu quatro palestinos que oravam na rua porque n�o podiam entrar na Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha. Apenas os palestinos de mais de 40 anos e com carteira de identidade de residente fornecida por Israel podem entrar na esplanada.

No norte da Cisjord�nia, mil pessoas desfilaram por Kafr Qadum, a oeste de Nablus. O setor foi decretado zona militar cercada pelo ex�rcito israelense.

O "Dia da terra", celebrado todos os anos em 30 de mar�o pela minoria �rabe de Israel, lembra a morte, em 1976, de seis membros desta comunidade em manifesta��es contra o confisco de terrenos pelas autoridades israelenses.

Jerusal�m � um foco de conflitos porque os palestinos reivindicam sua parte oriental, capturada em 1967 por Israel, como capital do seu eventual Estado. Israel afirma que Jerusal�m � indivis�vel.

Em anos anteriores, a data transcorreu de forma geralmente pac�fica, mas neste ano Israel decidiu refor�ar suas defesas depois de letais confrontos nas fronteiras com L�bano e S�ria, que aparentemente apanharam os militares locais de surpresa.

Os organizadores palestinos haviam convocado manifesta��es pac�ficas contra "as pol�ticas e pr�ticas do racista Estado sionista", e protestos de solidariedade est�o programados em cerca de 80 pa�ses.


Palestinos jogam pedras contra soldados israelenses no posto de Kalandia, na fronteira entre Jerusal�m e Ramallah, na Cisjord�nia, nesta sexta-feira (30)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir