Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 30-03-2012

Confirmadas violações dos direitos dos trabalhadores na fábrica da Apple
O relatório da auditoria sobre as condições de trabalho na Foxconn confirma dezenas de violações dos direitos laborais, como tempo de trabalho excessivo, falta de pagamento e salários que nem cobrem as despesas mínimas de sobrevivência
Confirmadas violações dos direitos dos trabalhadores na fábrica da Apple
Foto: visao.sapo.pt

Mais de 60% dos trabalhadores em três das fábricas Foxconn, na China, garantem que o seu vencimento não chega para as necessidades básicas, segundo o relatório divulgado na quinta-feira pelos auditores da FLA, uma organização independente dedicada aos direitos laborais contratada pela Apple para avaliar as condições de trabalho nos seus fornecedores.

A equipa dos auditores entrevistou 35.500 trabalhadores nas fábricas de Guanlan, Longhua e Chengdu e analisou as condições de trabalho, os dormitórios e outras infraestruturas.

Face às conclusões da FLA, a Foxconn concordou em introduzir algumas alterações, incluindo uma que é vista como fundamental: a empresa anunciou que vai passar a respeitar integralmente as leis chinesas quanto ao horário de trabalho, a partir de 1 de julho do próximo ano. Para isso, a Foxconn terá de contratar "dezenas de milhares" de trablhadores.

A auditoria surge no rescaldo da preocupação crescente, por parte dos consumidores, sobre as condições de trabalho na China, nas fábricas responsáveis pelos principais produtos de várias empresas, como é o caso dos iPhones e iPpads da Apple.



Fonte: visao.sapo.pt
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir