Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-03-2012

Alunos de Uberlândia votam em vereadores mirins
Vinte alunos vão representar os estudantes na Câmara Municipal. Eles concorreram ao cargo e foram votados nesta sexta-feira (30).
Alunos de Uberlândia votam em vereadores mirins
Foto: g1.globo.com

Cerca de 600 alunos da Escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha, no Bairro Jardim Brasília, em Uberlândia, participaram da eleição do projeto piloto "Câmara Mirim", aprovado pela Câmara de Vereadores, no fim do ano passado. O projeto tem o objetivo de proporcionar aos jovens estudantes aprenderem na prática como funciona o Legislativo. Eles vivenciam o desenvolvimento das relações entre o poder público e a comunidade, além de avaliar o papel do vereador e a função de cada um.

Vinte e três alunos concorreram ao cargo de vereadores mirins e 20 deles vão ser eleitos. O resultado será divulgado na tarde desta sexta-feira (30). Os candidatos vão elaborar projetos que serão encaminhados ao Legislativo para avaliação.

Antes da eleição, os alunos receberam informações sobre o tema, ainda nas salas de aula. "Eles aprenderam o que é política, a função das pessoas eleitas para representar as cidades, os estados e o pais", explicou a diretora Sisse Silva Dias.

Os candidatos também fizeram campanhas para os eleitores. As irmãs Taynara Rosa Machado e Nayara Rosa Machado apresentaram as propostas. "Vou pedir a oferta de lanches mais saudáveis, já que aumentaram os casos de alunos obesos", disse Taynara.

"Eu vou incentivar a reciclagem e a limpeza em terrenos. Os moradores não devem jogar lixo ou entulho nos lotes vagos", contou Nayara.

Nas seções eleitorais foram instaladas urnas e os eleitores tiveram que apresentar, inclusive, o título de eleitor. Quem votou disse qua vai cobrar as mudanças. "Vou ficar de olho e quero ver melhorias na minha escola e perto dela", disse o estudante Matheus Soares.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir