Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 03-04-2012

Abertura do Projeto “Cultura nas Estradas de Itapemirim” em Graúna é um sucesso
Os moradores de Graúna, comunidade quilombola em Itapemirim, receberam da Administração Municipal um presente para lá de especial, neste último sábado, dia 31 de março: a inauguração do PROCEI - Projeto “Cultura nas Estradas de Itapemirim”.
Abertura do Projeto “Cultura nas Estradas de Itapemirim” em Graúna é um sucesso
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

O evento foi marcado pela alegria contagiante de centenas de crianças que aproveitaram as brincadeiras oferecidas, gratuitamente, pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Estiveram abrilhantando a abertura do "Cultura nas Estradas de Itapemirim": Comudi – Corporação Musical "Douglas Ramos Dias"; Grupo de Jongo Mirim "Chrispiniano Balbino Nazareth", cantor Marcelo Morais. O Grupo Turminha Feliz encantou a criançada e fez com que a garotada cantasse novos e antigos sucessos infantis interpretados por Balão Mágico, Xuxa, Trem da Alegria e Michel Teló, entre outros.

Entre as mais diversas atrações sócio-educativas e artístico-culturais, o evento contou ainda com confecção de carterinhas para empréstimo de livros na Biblioteca Pública Municipal; roda de leitura e distribuição de gibis; pintura facial, tenda de artes, distribuição de mudas, de pipocas, cachorro-quente e de algodão-doce; brincadeiras totalmente de graça em pula-pula, cama elástica e escorregador inflável.

A exibição do filme "Pato Donald", no cinema montado na Praça de Eventos, foi outra atração que chamou a atenção do "pequenos". As crianças não piscavam os olhos e ficaram maravilhadas com a novidade. A maioria delas nunca tinha entrado em uma sala de projeção. O que também fez com que os pimpolhos não desgrudassem do palco foi a presença de Patati-Patatá couver.

Durante todo o evento a Assessoria de Comunicação exibiu DVD com obras realizadas pela Prefeitura Municipal, o que deixou os presentes ainda mais informados quanto ao trabalho desenvolvido no Interior, Litoral e Sede do Município, nestes quase oito anos de Administração Norma Ayub. São importantes realizações como pavimentação asfáltica no campo, drenagem, aquisição de nova frota de ônibus escolares e entrega de casas populares, entre outras.

O sucesso do evento se deu graças ao empenho de servidores municipais como a Guarda Municipal, Educação, Assistência e Defesa Social, Elétrica, Limpeza Urbana, Interior, Assessoria de Comunicação e Câmara Capixaba do Livro, proporcionando ao público uma tarde e noite de laser, entretenimento e diversão, não somente às crianças, como também aos adultos da localidade.

No batuque dos tambores e na cantoria dos repentistas, os integrantes do Grupo de Jongo Mirim "Chrispiniano Balbino Nazareth" levaram o melhor da cultura afro-brasileira à comunidade que, relembrando o sofrimento dos escravos através da música e dança, desmistifica o boato de que jongo é macumba.

O jongo mirim que é composto por 25 crianças moradoras do Bairro Santo Antônio, na sede do Município e, comandado pela Mestra Quequê, encantou aos moradores e visitantes. Ao som da batucada, os presentes acompanharam com palmas e trovas a demanda vinda do tambu, do caxambu e do candongueiro.

Confira abaixo a entrevista com a secretária de Turismo e Cultura de Itapemirim, Luciá Sampaio, coordenadora geral do Projeto "Cultura nas Estradas de Itapemirim":

Qual é o objetivo da implantação do Procei, além da inclusão comunitária?

Dar igualdade de acesso à cultura, nas comunidades mais distantes dos centros urbanos.

Quando e como nasceu este projeto?

Nasceu em 2004 na construção do plano de trabalho da Administração Norma Ayub e por falta de recursos nos primeiros anos de administração só pode ser concretizado há dois anos atrás, com o projeto "Passeio na Praça" que hoje está inserido no Projeto Cultura nas Estradas de Itapemirim.

Qual é a programação em cada evento?

Cada comunidade receberá a mesma estrutura física, como o cinema, a tenda das artes, a tenda da leitura, os brinquedos, pipoca e algodão doce, pintura facial... A programação cultural, que é a dança, o teatro infantil e educativo, as corporações musicais, o show prata da casa... Essa terá uma agenda diferente em cada localidade.

Quais serão as comunidades contempladas com o projeto como as mesmas foram escolhidas?

Serão 18 comunidades até 8 de dezembro, quando se encerra a circulação cultural. A escolha foi para os cinco distritos que receberão cada um deles cerca de quatro a cinco apresentações nas comunidades mais desenvolvidas.

Em que datas acontecerão as próximas edições?

A próxima visita do projeto será na comunidade de Barbados, dia 14 de abril. O Projeto Cultura nas Estradas de Itapemirim será ininterrupto, quinzenalmente, aos sábados.























































    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir