Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 04-04-2012

Ações da Agricultura de Marataízes são apresentadas a população
A Secretaria de Agricultura, Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente realizou na sexta-feira (23), às 19 horas no Auditório da Prefeitura Municipal de Marataízes uma Audiência Pública para apresentar às autoridades, agricultores rurais e sociedade em
Ações da Agricultura de Marataízes são apresentadas a população
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

O próprio Secretário da pasta, Robertino Batista da Silva (Tininho), fez uma ampla apresentação das diversas ações desenvolvidas no interior do município, trazendo benefícios para todos os produtores da região. Segundo Tininho, todo o sucesso do trabalho desenvolvido na área é fruto da união da sua equipe de trabalho. "Tiro o chapéu para os funcionários da secretaria de agricultura, estão sempre a disposição em qualquer horário que for preciso." Elogia o secretário.

Outro ponto destacado pelo secretário, a integração com as demais secretarias municipais, principalmente o setor de obras, sempre disponível em prol do crescimento do interior.
Responsável pela pasta desde abril do ano passado, Tininho, entregará a secretaria no começo de abril, mas passará para o seu sucessor todo o planejamento para que seja dada continuidade aos trabalhos que já estão em atividade.

Abordando os setores, a secretaria vem atendendo à agropecuária local, que ainda está em pequena escala, mas recebe atendimento, com a abertura de poços para o gado, quando há problemas de seca. Outro benefício para o pequeno produtor que vem sendo ofertada, a gratuidade de horas de máquina. Na área do plantio de abacaxi, segundo o secretário, em 2011 cerca de 20 milhões de frutos foram colhidos e a prefeitura colabora na preparação da terra, doando duas horas para os pequenos produtores que solicitam a compra de hora/máquina. "Oferecemos ainda, o transporte para buscar o calcário, usado no preparo da terra para o plantio, e outros produtos agrícolas, além das mudas. Estes mesmos benefícios também atendem os produtores de cana-de-açúcar e mandioca, duas culturas realizadas pelo nosso município", destaca.

Visando melhorar o acesso ao interior, a secretaria de agricultura tem melhorado as estradas, nivelando e desobstruindo. "Estrada de chão é um problema, prepara-se hoje e amanhã se chover fica difícil o acesso. Mas, conversamos com os motoristas dos ônibus escolares que trafegam no interior e pedimos para nos avisar os locais que apresentassem problemas, e, imediatamente mandamos a patrol para consertar." Diz Tininho.

Tininho lembrou ainda de importantes conquistas para o interior, como a reforma da quadra de Boa Vista, Campo de Futebol de Nova Canaã e em São João do Jabuti, que além do campo recebeu melhorias na iluminação pública.

Segundo o secretário, Marataízes ainda conta com áreas de seringueiras, eucaliptos, criação de Carneiro, suínos, em pequena escala, mas que vem ganhando força em algumas localidades do interior.

A Agricultura orgânica também vem crescendo do município, já existe alguns produtores de abacaxi adubado a plantação com esterco de galinha, a secretaria também oferece apoio no transporte desse material que é adquirido fora do município.

Tininho falou de grandes conquistas por parte da administração pública, como o asfaltamento de diversas localidades da zona rural, um investimento de mais de R$ 11 milhão reais, melhorando o acesso dos moradores nas localidades compreendendo: Imburi x Boa Vista; Boa Vista; Lagoa do Siri; Lagoa do Siri x Tomazinha; Alto Lagoa funda; Nossa Senhora Aparecida; Betinho x Nova Canaã; Brejo dos Patos; Capinzal (Escola x Ponto de ônibus); Jaboti; Nova Jerusalém; Timbó I ( Escola de Maringá); Timbó I (Igreja Assembléia); Timbó I (Ponto do Siri). "Quero parabenizar o prefeito por se preocupar com o homem do campo e por dar condições às famílias para permanecer no interior, com dignidade. Vejo muitas famílias que hoje tem orgulho da localidade que moram" enfatiza Tininho.























































    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir