Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-04-2012

Primeiros casos de Dengue tipo 4 são registrados no ES
Segundo a secretaria, sorotipo não apresenta mais riscos que os demais. Três casos foram confirmados no Espírito Santo.
Primeiros casos de Dengue tipo 4 são registrados no ES
Foto: g1.globo.com

Três casos do tipo 4 da dengue foram confirmados no Espírito Santo, na tarde desta quarta-feira (4), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Esta é a primeira vez que o estado registra casos deste tipo da doença. Segundo a Sesa, a doença não é mais grave que os demais tipos, e as ações de prevenção são as mesmas adotadas nos outros casos. Os pacientes que apresentaram a doença são de Guarapari, Cariacica, e Serra, municípios da região metropolitana do estado.

De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica do Espírito Santo, Gilza Rodrigues, a população não precisa se assustar, mas deve manter os cuidados corriqueiros com a dengue. "A prevenção é a mesma. Nós orientamos que a população escolha um dia da semana para se dedicar à prevenção. Eliminar os focos do mosquito e evitar o acúmulo de água parada, além de se hidratar bastante. Beber água salva vidas, é preciso se hidratar tanto, ao ponto de a urina sair bem clara", disse.

Os sintomas se assemelham aos demais tipos da dengue, e é recomendável que quem sinta febre, dor de cabeça, náusea e dores no corpo, procure a unidade de saúde mais próxima. Gilza Rodrigues alerta que quem já teve outro tipo da dengue não está imune ao tipo 4, o que pode aumentar a incidência dos casos no estado. "O único problema é que podem aumentar os casos, já que há outro tipo da doença. E quem já teve o tipo 1, 2 ou 3, pode sim ter o tipo 4", explica.

Saiba como se prevenir da dengue

Lixo:
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.
- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes latas, copos, garrafas vazias etc.
- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Plantas e jardins:
- Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de planta.
- Se você não colocou areia e acumulou água no prato de planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana.
- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Caixas d’água, calhas e lajes:
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
- Remova folha, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

Tonéis e depósitos de água:
- Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água.
- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques de água.
- Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa como jarras, garrafas, potes e baldes

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir