Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-04-2012

Cheia provoca aumento de casos de malária em 30 cidades do AM
Cidades mais afetadas pela doença estão localizadas no Alto Solimões. Santo Antonio do Içá registrou 250 casos no primeiro trimestre.
Cheia provoca aumento de casos de malária em 30 cidades do AM
Foto: g1.globo.com

O número de casos de pessoas que contraíram malária aumentou em 30 cidades amazonenses após a cheia que atingiu a região do Alto Solimões. A subida dos rios é apontada como principal motivo para a incidência da doença, afirma a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

As cidades que mais registraram casos de malária são as localizadas no Alto Solimões e Juruá. Segundo o presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a subida do nível das águas favorece a aparição de criadouros e depois que a água estabiliza o número desses criadouros é ainda maior.

O município de Santo Antonio do Içá, situado a 880 km de Manaus, registrou 20 casos da doença no primeiro trimestre de 2011. Este ano, foram registrados 250 casos da infecção. O aumento representa variação de mais de 1000%.

Outro município afetado é São Paulo de Olivença, a 985 km da capital. No ano passado, foram identificadas 30 pessoas com malária. Em 2012, o número saltou para 310 casos da doença que é registrada com maior frequência em áreas rurais e na periferia urbana nos meses de maio e junho.

Entre as cidades que registraram redução da incidência de malária, está Uariní, a 565 km de Manaus, que apresentou diminuição de 92% dos casos, e Manaquiri, 60 km da capital, que apresentou redução de 83%.


Amazonas recebeu mosquiteiros contra a malária
em março




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir