Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-04-2012

Bairro Zumbi vai ganhar área de lazer
A praça é uma das obras na região, que ganha também pavimentação e melhorias em escola e quadra
Bairro Zumbi vai ganhar área de lazer
Foto: Divulgação/PMCI

O primeiro espaço de lazer do bairro Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim, está com toda a parte estrutural pronta. O projeto conta com duas áreas para brinquedos, mesas para jogos, paisagismo e acessibilidade para deficientes físicos, num total de 2,7 mil metros quadrados, na área do bairro mais conhecida como Alto Eucalipto.

Além disso, dentro do mesmo projeto, a prefeitura vai realizar a reforma da quadra poliesportiva, a pavimentação da rua entre a creche e a quadra e construir rampa e estacionamento para a escola municipal Governador Eurico Vieira de Resende.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a previsão é de que esses serviços, que começaram em março pela construção da praça, fiquem prontos dentro de 60 dias, em condições climáticas favoráveis. O investimento é de aproximadamente R$ 670 mil, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1, do governo federal.

"A região do Zumbi é a mais populosa de Cachoeiro, e os moradores vão contar pela primeira vez com uma área de lazer adequada, aguardada há muitos anos. É mais uma ação de humanização para a região, junto com a melhoria na infraestrutura de diversas ruas, com recursos do PAC recuperados pela prefeitura", destaca o prefeito Carlos Casteglione.

Mais qualidade de vida para os moradores

A construção da praça vai levar mais qualidade de vida para as famílias que moram na região, em especial para as crianças, adolescentes e jovens. É o caso da família de Claudete Martins, 42 anos. A dona de casa tem quatro filhos e um neto, que como as demais crianças do bairro, não têm um espaço apropriado para brincar.

"Essa obra era muito esperada. Aqui não existia área de lazer, a não ser a quadra poliesportiva, que está aí há uns dez anos, e não foi concluída. Vamos receber várias obras importantes, de uma só vez. Estamos muito felizes. Nosso bairro merecia essa atenção", comemora.

Recuperação dos recursos começou em 2009

Os recursos da primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1) começaram a chegar em Cachoeiro em 2008, mas o repasse foi suspenso em seguida.

Em seu primeiro ano de governo, o prefeito Carlos Casteglione iniciou uma série de ações para recuperar a verba, inclusive com visita ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

O empenho teve seus primeiros resultados já em 2010, e o reinício das obras foi autorizado. Em janeiro do ano passado, as obras foram retomadas pela prefeitura, inicialmente nos bairros Zumbi e Nossa Senhora Aparecida.

Nove bairros contemplados

O benefício das obras do PAC deve chegar a 88 ruas, em nove bairros da cidade, com construção de escadarias, redes de drenagem, muros de contenção e pavimentação de ruas. O investimento total na cidade chega a R$ 22 milhões.

Atualmente há obras em execução, além dos bairros Zumbi e Nossa Senhora Aparecida, também no União, Rubem Braga, Village da Luz e Conjunto Fé e Raça. Os recursos do PAC vão atender também os bairros Alto Independência, Álvaro Tavares e Monte Belo – este último já recebeu parte das obras.

No Zumbi, além da construção da praça, reforma da quadra e melhorias da creche, estão em execução também com recursos do PAC os muros nas ruas José Antônio Santana e Nova Venécia, e pavimentação da rua Sargento Valdecir Simões, que liga o Alto Eucalipto à outra parte do Zumbi.






    Fonte: Divulgação/PMCI
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir