Categoria Economia  Noticia Atualizada em 09-04-2012

Dilma discute parceria comercial e crise global com Obama nos EUA
Presidentes participam de reuni�o nesta segunda na Casa Branca. Encontro � o terceiro de Dilma com Obama desde que ela tomou posse.
Dilma discute parceria comercial e crise global com Obama nos EUA
Foto: g1.globo.com

O primeiro compromisso nesta segunda-feira (9) da agenda da visita oficial da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos ser� uma reuni�o na Casa Branca - seguida de almo�o - com o presidente Barack Obama, na qual ambos discutir�o temas relacionados ao com�rcio entre os dois pa�ses, a coopera��o nas �reas de educa��o, tecnologia e energia e assuntos de pol�tica global.

A reuni�o ser� o terceiro encontro bilateral entre Obama e Dilma desde a posse dela, em janeiro de 2011 e, segundo Erin Pelton, porta-voz da Casa Branca, "vai aprofundar uma parceria que nunca foi t�o forte". Com a viagem, Dilma retribui a visita de Obama ao Brasil em mar�o de 2011.

No encontro com Obama, a presidente dever� reiterar a necessidade de unir esfor�os no combate � crise econ�mica mundial, com uma a��o conjunta para se fazer frente � instabilidade provocada pela "guerra" cambial. No m�s passado, Dilma reclamou do que chamou de "tsunami monet�rio" dos pa�ses desenvolvidos, do qual, segundo ela, o Brasil se tornou alvo.

Na �rea comercial, depois de d�cadas, os Estados Unidos foram ultrapassados pela China e deixaram de ser o principal parceiro comercial do Brasil. Os dois governos pretendem agora ampliar as trocas comerciais, estimulados pelos sinais de recupera��o da economia norte-americana.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir