Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 09-04-2012

Número de mortos em atentado diante de igreja na Nigéria chega a 36
Outras 20 pessoas ficaram feridas, segundo nova contagem das autoridades. Ação realizada no domingo de Páscoa não foi reivindicada por nenhum grupo.
Número de mortos em atentado diante de igreja na Nigéria chega a 36
Foto: g1.globo.com

Trinta e seis pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas no domingo de Páscoa em um atentado perto de uma igreja de Kaduna, no norte da Nigéria, segundo nova contagem divulgada por fontes oficiais nesta segunda-feira (9).

O atentado não foi reivindicado ainda, mas as suspeitas recaem sobre o grupo islamita nigeriano Boko Haram, que lançou uma série de ataques contra igrejas em 25 de dezembro de 2011, no dia de Natal. O mais grave foi contra uma igreja próxima à capital Abuja. Na ocasião, 44 pessoas morreram.

A Nigéria, país da África com mais de 160 milhões de habitantes, é cenário frequente de ataques de islamitas.

Horas depois do atentado com mortes, ainda no domingo, houve a explosão de uma bomba na cidade de Jos, no centro da Nigéria, que deixou vários feridos, de acordo com as autoridades.

No ataque mais cedo, um carro-bomba explodiu perto da igreja. Segundo o comissário de polícia local, Mohammed Gingiri Abubakar, dois terroristas suicidas foram os responsáveis pela ação. A explosão aconteceu por volta das 6h30 (horário de Brasília) em uma zona comercial e de alto tráfego de veículos, atingindo principalmente mototaxistas.

Na missa de Páscoa na praça da basílica de São Pedro, o Papa Bento 16 condenou os "sangrentos atentados" na Nigéria durante a mensagem "urbi et orbi" (à cidade de Roma e ao mundo).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir