Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-04-2012

Tempestade e início de tornado atingem Mimoso do Sul, no ES
O funil começou a descer da base das nuvens, relata leitor. Fenômeno foi filmado por celular
Tempestade e início de tornado atingem Mimoso do Sul, no ES
Foto: g1.globo.com

O céu de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, escureceu em poucos minutos e uma tempestade se formou, no final da tarde de sexta-feira (6). Enquanto o leitor do G1 Thiago Costa Santiliano fazia o registro com o celular, um funil se formou entre as nuvens.

"O suposto tornado começou a surgir na direção da Rodovia ES-177 que liga a cidade de Mimoso a Muqui. Mais ou menos na altura do bairro Santa Marta. O funil começou a descer da base da nuvens formando uma espécie de calda. Isso permaneceu por volta de 3 minutos e depois começou a subir novamente, desaparecendo logo em seguida. Mas logo após o desaparecimento do tornado, nuvens muito escuras começaram a chegar a Mimoso do Sul vindas do sul, tornando o dia praticamente noite. Isso ocorreu por volta das 17h40. Todas as luzes dos postes se acenderam devido a tamanha escuridão. Logo em seguida muitos raios, ventanias e muita chuva atingiram Mimoso do Sul", relata.

Nota da Redação: Segundo o meteorologista Hugo Ramos, do Incaper, as nuvens de tempestade, em alguns casos, criam movimentos giratórios, formando assim os chamados tornados (quando toca o chão). Nesse caso, como parece não ter tocado o chão, os especialistas chamam de nuvem funil. "Toda nuvem de tempestade pode virar um tornado, mas não é frequente", afirma. Ramos explica que, nesta época do ano, quando é caracterizado o período chuvoso do fim do verão, no estado, esse fenômeno é mais propício. "É quando temos mais nuvens de tempestade. Mas temos poucos relatos de tornados, não é algo frequente", diz.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir