Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 12-04-2012

Hospital de SP testará coração artificial feito no Brasil
Cinco pacientes foram escolhidos para receber o aparelho. Operação dá sobrevida a quem espera por transplante e não é definitiva.
Hospital de SP testará coração artificial feito no Brasil
Foto: g1.globo.com

Um novo modelo de coração artificial feito no Brasil recebeu autorização para ser testado em humanos. Cinco pacientes já foram escolhidos para receber o aparelho, que foi desenvolvido Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo. As cirurgias serão feitas no próprio hospital, que é uma unidade da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Os pacientes indicados para a operação têm insuficiência cardíaca aguda ou descompensada e já não respondem bem aos medicamentos, mas devem estar em condições clínicas e psicossociais aceitáveis. A operação é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos ou menos de 40 kg, por exemplo.

O coração artificial não substitui o natural, mas dá uma sobrevida aos pacientes que estão na fila para um transplante. Nesses testes, ele deve auxiliar o funcionamento do coração natural. Para que isto aconteça, ele deverá ficar ligado por, no mínimo, 30 dias.

O aparelho fica acoplado ao coração e ajuda a bombear o sangue para o corpo. Para isto, ele precisa de energia elétrica, que é fornecida por uma bateria presa na cintura do paciente. A bateria dura apenas duas horas. No restante do tempo, é possível ligar esta bateria na tomada.

O coração artificial desenvolvido no Brasil obteve bons resultados nas experiências com animais de grande porte, como bois e cavalos. A licença para os testes em humanos foi cedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir