Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-04-2012

Conselho de Segurança da ONU condena Coreia do Norte por foguete lançado
Lançamento mal sucedido desobedeceu resoluções do conselho. Órgão afirmou que pode tomar "medidas adicionais" caso ele se repita.
Conselho de Segurança da ONU condena Coreia do Norte por foguete lançado
Foto: g1.globo.com

O Conselho de Segurança da ONU condenou fortemente nesta segunda-feira (16) o recente lançamento mal sucedido de um foguete pela Coreia do Norte, em desacordo com resoluções do próprio conselho, e disse que pode tomar "medidas adicionais" caso haja outro lançamento ou um teste nuclear.

O conselho reprovou por unanimidade o lançamento, afirmando que ele é motivo de "graves preocupações de segurança" na Ásia.

O Conselho ordenou acrescentar novos pontos à lista de sanções tratada pela comissão, criada depois que a Coreia do Norte realizou testes deste tipo em 2006 e 2009, e também pediu que a comissão de sanções revise a lista de indivíduos e empresas que estão sujeitos a medidas internacionais.

O Conselho de Segurança afirmou que o lançamento do foguete, que se desintegrou imediatamente sobre o mar Amarelo, constituía uma "séria violação" das resoluções 1718 e 1874.

O organismo pede a Pyongyang que não realize lançamentos que "incluam tecnologia de míssil", suspenda "qualquer atividade relacionada com seu programa de mísseis balísticos" e respeite sua prometida "moratória de lançamento de mísseis".

"O Conselho de Segurança expressa sua decisão de empreender ações no caso de novos lançamentos ou testes nucleares pela República Democrática e Popular da Coreia", acrescenta.

As autoridades norte-coreanas admitiram que houje uma falha no lançamento de um foguete de longo alcance que iria colocar um satélite em órbita na sexta passada. EUA e Coreia do Sul haviam informado que o foguete caiu no Mar Amarelo poucos minutos depois do lançamento.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir