Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-04-2012

Polícia Civil faz operação no Morro do Preventório, em Niterói
Cerca de 50 homens da Core percorrem a comunidade desde as 5h30. Movimentação de moradores é normal; não há registro de tiros.
Polícia Civil faz operação no Morro do Preventório, em Niterói
Foto: g1.globo.com

Agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, fazem, desde as 5h30 desta terça-feira (17), operação no Morro do Preventório, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Cerca de 50 policiais, em 10 veículos, ocupam o interior e os principais acessos à favela. Um helicóptero blindado sobrevoa a comunidade. Até as 6h15, a movimentação de moradores saindo de casa para trabalhar era normal. Não havia registro de tiros no horário.

Assaltos e tráfico

O número de denúnicas de tráfico de drogas no Preventório disparou em três anos. De acordo com o Disque-Denúncia, em 2008 foram 16 denúncias de tráfico contra 366 em 2011, um aumento de 2.187%. Até segunda-feira (16), já havia 169 ligações este ano sobre a atuação de traficantes no local.

Moradores também reclamam do aumento no número de assaltos a casas e estabelecimentos comerciais na região. No dia 9, o sargento da Polícia Militar Celso de Jesus foi morto num posto de gasolina. Ele estava à paisana, abastecendo o carro, quando os assaltantes chegaram. O sargento reagiu e foi atingido por quatro tiros, um deles na cabeça.

O jovem Jorge Luiz Carvalho, de 24 anos, morreu após ser baleado numa tentativa de assalto no Ingá, no dia 1º de abril. Um dia antes, o médico médico Carlos Vieira de Carvalho, de 65 anos, foi morto quando chegava em casa em Niterói.

Governo anuncia medidas contra a violência

Por conta da violência, o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, definiu, dia 12, uma série de medidas para conter o aumento da violência em Niterói.

As principais medidas são a criação de duas companhias do 12º BPM, cada uma com cerca de 100 homens, sob comando de um capitão PM, em prazo de urgência, no máximo em 10 dias.

As duas companhias serão as seguintes: uma com sede no morro do Cavalão, mas que será responsável também pelo policiamento na comunidade de Souza Soares, e outra com sede no morro do Estado, que se responsabilizará pelo policiamento na comunidade do Palácio.

Já a chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, determinou que cinco delegacias em Niterói (Centro, Icaraí, Fonseca, Jurujuba e Itaipu) redobrem o trabalho de investigação sobre os crimes que vêm acontecendo no município.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir