Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-04-2012

Equipe médica restringe visitas a Sarney
Presidente do Senado está internado no Hospital Sírio-Libanês, em SP. José Sarney passou por procedimentos para desentupimento de artéria.
Equipe médica restringe visitas a Sarney
Foto: g1.globo.com

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de 81 anos, passou a noite bem, segundo informou sua assessoria de imprensa na manhã desta terça-feira (17), mas foi aconselhado pela equipe médica a restringir as visitas para se focar na recuperação.

Sarney está internado desde sábado (14) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, quando sentiu fortes dores. Ele foi submetido no fim de semana a procedimentos médicos para desentupimento de uma artéria. Nesta segunda (16), recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferido para um centro de terapia semi-intensiva.

Apesar da recomendação médica para restrição das visitas, a assessoria de Sarney informou que está previsto um encontro na quarta (18) com o vice-presidente Michel Temer.

Segundo a assessoria de Sarney, entre segunda e esta terça ligaram para o senador o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-deputado federal José Aníbal (PSDB-SP), atual secretário de Energia do governo de São Paulo, e as senadoras Marta Suplicy (PT-SP) e Ana Amélia Lemos (PP-RS). Sarney também recebeu a visita do senador Blairo Maggi (PR-MT)

Na segunda, Sarney foi visitado pelo filho, o deputado Sarney Filho (PV-MA), pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e pelos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Gim Argello (PTB-DF).

"Os procedimentos foram todos feitos na hora certa. Ele realmente corria um grande risco de vida. [...] Graças a Deus tudo foi feito e agora ele está muito bem. [...] A família está aliviada", disse Sarney Filho após visitar o pai na segunda. Segundo Sarney FIlho, o pai deve ficar no hospital até o fim desta semana.

Sarney correu risco de um infarto depois que se sentiu mal na noite de sexta (13), em Brasília, segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, que chefia a equipe médica que trata o senador. Ele chegou ao hospital na tarde deste sábado (14), quando fez exames que detectaram o entupimento de uma artéria. Na madrugada deste domingo (15), foi submetido a um cateterismo seguido de uma angioplastia.

O cateterismo é um exame feito por meio da introdução de um cateter em um vaso sanguíneo para chegar ao coração. Já a angioplastia é o desentupimento do vaso sanguíneo com o implante do "stent", uma espécie de "molinha" colocada dentro do vaso.

Há quatro anos, Sarney realizou um cateterismo e tem hipertensão, "o que exige atenção, já que o coloca entre indivíduos de fator de risco", segundo Kalil Filho, que também foi o responsável pelo tratamento contra o câncer, no mesmo hospital, da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir