Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 18-04-2012

Crateras de asteroides podem esconder vida em Marte, diz pesquisa
Locais onde houve impactos aparecem como ref�gio de organismos vivos. Pesquisadores escavaram quase 2 km de profundidade para encontr�-los.
Crateras de asteroides podem esconder vida em Marte, diz pesquisa
Foto: g1.globo.com

Crateras formadas pela queda de asteroides podem ser os locais mais prop�cios para se encontrar vida em planetas como Marte, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Edimburgo.

Os cientistas acreditam que tais locais podem abrigar micr�bios, sugerindo que crateras em outros planetas tamb�m podem "esconder vida".

Eles afirmam que foram descobertos organismos vivos sob o local onde um asteroide caiu na Terra h� cerca de 35 milh�es de anos.

Os pesquisadores escavaram por quase 2 km de profundidade sob a cratera de um grande asteroide que caiu em Chesapeake, Calif�rnia, EUA.

Amostras subterr�neas mostram que os micr�bios estavam espalhados, de forma desigual, sob a pedra, sugerindo que o meio-ambiente estaria ainda se adaptando ao evento, mesmo 35 milh�es de anos ap�s o impacto.

Os pesquisadores dizem que o calor do impacto de uma colis�o de asteroide mataria qualquer vida na superf�cie, mas falhas em rochas subterr�neas permitiriam que �gua e nutrientes chegassem at� as profundezas, possibilitando a vida.

Segundo a tese dos cientistas, as crateras proporcionariam um ref�gio aos micr�bios, protegendo-os dos efeitos de mudan�as clim�ticas, como aquecimentos globais e eras glaciais.

"As �reas profundamente fraturadas ao redor do local onde ocorreram os impactos poderiam proporcionar um ref�gio seguro no qual os micr�bios prosperariam por longos per�odos de tempo" disse Charles Cockell, da equipe de pesquisadores.

"Nossas descobertas sugerem que a o subterr�neo das crateras de Marte podem ser um local promissor para se procurar por evid�ncia de vida", completa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir