Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-04-2012

Estudo da Cetesb aponta 40 áreas de contaminação em 2011 em Piracicaba
31 casos foram em postos de combustíveis, 8 em indústrias e 1 de acidente. A maioria dos derramamentos ocorreu durante o período de armazenamento.
Estudo da Cetesb aponta 40 áreas de contaminação em 2011 em Piracicaba
Foto: g1.globo.com

Três novas áreas contaminadas em Piracicaba (SP) foram identificadas no relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em 2011, totalizando 40 registros. Já em 2010 foram registrados 37 locais onde houve comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos no solo, subsolo ou na água.

O estudo foi divulgado na terça-feira (17).

Do total registrado no município, 31 casos foram em postos de combustíveis, oito em indústrias e um durante o um acidente no Anel Viário da rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro, no mesmo ano. Na ocasião, a Cetesb precisou remover materiais que apresentavam risco de explosão. Apesar do prejuízo ambiental, a área já está reabilitada.

Deste total, apenas seis passaram por processo de reabilitação da área, sendo que o restante ainda não recebeu medidas para compensar os danos causados. As oito contaminações em áreas industriais aconteceram no Distrito Unileste (1) e nos bairros Jardim Califórnia (2), Monjolinho (1), Jardim Brasil (1), Cruz Caiada (1), Dois Córregos (1) e bairro dos Alemães (1).

Postos de Combustíveis

A contaminação da área ocorrida nos 31 postos de combustíveis ocorreu durante o processo de armazenagem. O principal objetivo do relatório é assegurar a vigência da Política Nacional do Meio Ambiente (lei 6.938/81), que considera "bens a proteger" como a saúde da população, a fauna, a flora e a qualidade do solo, do ar e das águas.

Os postos de combustíveis citados ficam no Distrito de Tupi (1) e nos bairros Centro (5), dos Alemães (4), Vila Rezende (3), Verde (2), São Dimas (2), Alto (2), Santa Terezinha (2), Piracicamirim (1), Jardim Monumento (1), Nova Piracicaba (1), Areão (1), Jardim Nova Iguaçu (1), Vila Monteiro (1), Castelinho (1), Jupiá (1), Cidade Alta (1) e Jardim CAlifórnia (1).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir