Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 18-04-2012

Cinco universidades dos EUA criam plataforma de cursos online gratuitos
Site ter� aulas de Stanford, Princeton, Berkeley, Pensilv�nia e Michigan. Usu�rio poder� fazer tarefas e participar de f�runs e videoconfer�ncias.
Cinco universidades dos EUA criam plataforma de cursos online gratuitos
Foto: g1.globo.com

Cinco universidades de prest�gio dos Estados Unidos (Stanford, Princeton, Universidade da Calif�rnia em Berkeley, Universidade da Pensilv�nia e Universidade de Michigan) v�o criar cursos online gratuitos para estudantes em todo o mundo atrav�s de uma nova plataforma de ensino interativo, chamada Coursera. O an�ncio da cria��o foi feito nesta quarta-feira (18).

Os dois fundadores, professores de ci�ncia da computa��o da Universidade de Stanford, tamb�m anunciaram que receberam US$ 16 milh�es em financiamento de duas empresas de investimento do Vale do Sil�cio.

O Coursera vai oferecer mais de 30 cursos universit�rios no ano que vem atrav�s do site Coursera.org sobre assuntos que v�o desde mitologia grega a neurologia, de c�lculo a poesia norte-americana contempor�nea. As aulas ser�o projetadas e ministradas por professores das universidades.

O Coursera se junta a uma s�rie de projetos online ambiciosos que t�m como objetivo tornar o ensino superior mais acess�vel e barato. Muitos desses empreendimentos, no entanto, simplesmente publicam palestras inteiras na web, sem nenhum componente interativo. Outros se esfor�am para criar novas universidades do zero.

Os fundadores Daphne Koller e Andrew Ng afirmam que o Coursera ser� diferente, pois os professores de escolas de prest�gio v�o ensinar usando o nome de sua universidade e v�o adaptar os seus cursos mais populares para a web, incorporando tarefas e exames a aulas em v�deo, respondendo a perguntas dos alunos em f�runs online -- e at� mesmo, talvez, trabalhando por meio de videoconfer�ncia.

Testes de m�ltipla escolha e de respostas curtas ser�o avaliados via computador. O Coursera em breve apresentar� um sistema de classifica��o para avaliar trabalhos mais complexos, tais como ensaios ou algoritmos.

Os estudantes n�o receber�o cr�ditos da faculdade. Mas o Coursera pode oferecer "certificados de conclus�o" ou transcri��es mediante pagamento de uma taxa. Uma empresa tamb�m pode tentar lucrar conectano empregadores com alunos que tenham demonstrado aptid�o em uma determinada �rea, disse uma porta-voz.

As universidades participantes esperam se beneficiar aumentando a sua reputa��o no exterior, conectando-se com ex-alunos distantes e, quem sabe, trazendo doa��es de alunos online agradecidos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir