Categoria Incêndio  Noticia Atualizada em 18-04-2012

Incêndio destruiu mais de 50 casas e desabrigou centenas, em Manaus
Fogo começou por volta das 8h e foi controlado cerca de meia hora depois. Comunidade fica localizada à margem do Igarapé do Franco.
Incêndio destruiu mais de 50 casas e desabrigou centenas, em Manaus
Foto: g1.globo.com

A Defesa Civil do Estado e do Município, além do Corpo de Bombeiros, iniciaram a contagem dos prejuízos causados pelo incêndio ocorrido na manhã desta quarta-feira (18), por volta de 8h30, na Comunidade Bariri, bairro Presidente Vargas, Zona Centro-Sul de Manaus. Segundo moradores, pelo menos 50 casas de madeira foram destruídas. As autoridades ainda não têm um número oficial de famílias atingidas. Um levantamento preliminar identificou mais de cem pessoas desabrigadas.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel CB Antônio Dias, informou que o incêndio começou em uma residência no Beco Bragança, atingindo rapidamente a vizinhança devido ao vento forte. A Comunidade Bariri fica localizada à margem do Igarapé do Franco, a poucos metros do Rio Negro. Os bombeiros tiveram dificuldade em chegar à área do fogo, por causa do difícil acesso pelos becos estreitos, com pontes de madeira muito frágeis.

"O incêndio aconteceu na parte central da comunidade. Isso dificultou o atendimento à ocorrência. E à medida que o fogo era controlado, o vento forte complicava tudo novamente", disse. As labaredas atingiram altura de aproximadamente dez metros, causando desespero a centenas de moradores, que tiveram de abandonar suas casas e colocar seus pertences na rua. Dezenas de casas no entorno do local do incêndio foram evacuadas.

Além do problema de acesso, as equipes do Corpo de Bombeiros enfrentaram a falta de estrutura. A água se esgotou em várias viaturas e houve demora no reabastecimento, contribuindo para o alastramento do fogo. A Prefeitura teve que ajudar com o envio de carros-pipas alugados para o local.

O incêndio só foi controlado por volta de 10h. Os bombeiros tiveram a ajuda dos moradores, que usaram a água do igarapé para ajudar na contenção das chamas.


Prejuízo

Várias famílias perderam tudo o que tinham com o incêndio. Uma delas é a do ajudante de pedreiro Jhonny Rodrigues Caldas, de 33 anos, que teve a casa completamente queimada. Ele morava no local com a esposa, de 30 anos, grávida de cinco meses. Jhonney contou que estava no trabalho, quando ocorreu o incêndio, mas teve a ajuda dos vizinhos.

"Minha mulher estava dormindo. Os vizinhos bateram nas paredes, mas ela não acordou, então eles arrombaram a porta e a tiraram de lá. Só ficamos com a roupa do corpo", afirmou.

A doméstica Giovana Bezerra, de 41 anos, moradora do Bariri há 33 anos, contou que tomava café com o marido e os três filhos, quando viu uma fumaça forte vindo da cozinha. "Eu achava que havia deixado algo queimando no fogão. Quando cheguei à cozinha, o fogo já estava queimando o teto. Tivemos que abandonar a casa correndo, deixando tudo para trás", afirmou.

Nelma Leitão, de 32 anos, morava com os cinco filhos em uma das casas destruídas pelo fogo. "Só consegui recuperar a geladeira e um sofá. O resto ficou para trás. Levei muitos anos para construir meu patrimônio", lamentou.

As famílias retiradas das casas por causa do isolamento do Corpo de Bombeiros só retornaram por volta de 12h.

Equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), da Defesa Civil e da Prefeitura estão fazendo o levantamento das famílias prejudicadas pelo incêndio. O coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Ari Renato, informou que serão doados kits de madeira para as famílias que tiveram perdas parciais e que também receberam autorização para voltar para casa. As famílias desabrigadas deverão receber ajuda do Município com aluguel social, até serem deslocadas para outra moradia.









Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir