Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-04-2012

Começa julgamento de Breivik, o maníaco da Noruega
Se for condenado, ultradireitista poderá cumprir até 21 anos de prisão
Começa julgamento de Breivik, o maníaco da Noruega
Foto: veja.abril.com.br

A corte de Oslo abriu nesta segunda-feira, pouco depois das 4h de Brasília, o julgamento contra o ultradireitista Anders Behring Breivik, que cometeu um atentado em 22 de julho de 2011, na Noruega, no qual 77 pessoas morreram, 69 delas assassinadas no acampamento da Juventude do Partido Trabalhista na ilha de Utøya.

O processo deverá determinar se Breivik, de 33 anos, é um doente mental e portanto não poderia responder criminalmente por seus atos. Se essa for a decisão, ele será internado num hospital psiquiátrico.

Se for considerado consciente de seus atos, sua condenação pode chegar a 21 anos de prisão, prorrogáveis de forma indefinida.

Breivik, que admitiu ser o autor da matança de 77 pessoas em julho passado na Noruega, declarou-se penalmente inocente nesta segunda-feira, no início de seu julgamento. "Reconheço os fatos, mas não reconheço minha culpa" no sentido penal, disse o acusado.

A promotora Inga Bejer Engh havia lido pouco antes a ata de acusação e os nomes das oito vítimas de Breivik pela explosão de um carro-bomba perto da sede do governo norueguês. Neste momento, Breivik olhou para baixo.

Posteriormente, a promotora abordou a matança de 69 jovens na ilha de Utoya. Na sala reinava um silêncio quase religioso, e só se ouvia a leitura dos nomes enumerados por Bejer Engh. Breivik manteve a cabeça baixa.

Os quatro especialistas psiquiatras que observarão Breivik durante todo o processo, assim como os advogados de defesa e os promotores, também estavam presentes na abertura do julgamento.



Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir