Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 20-04-2012

Campinas tem 69 leitos públicos de UTI a menos do que o ideal
Se for levada em consideração a situação ideal, número sobe para 547. Mulher de 74 anos morreu depois de esperar 36 horas por vaga.
Campinas tem 69 leitos públicos de UTI a menos do que o ideal
Foto: g1.globo.com

Campinas tem 261 leitos públicos de unidades de terapia intensiva, 69 a menos da margem ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).Se consideradas também as vagas dos hospitais particulares, o déficit sobe para 547 vagas a menos no município que tem aproximadamente 1,1 milhão de habitantes.

Na noite de quinta-feira (19) Josefa Araújo Andrade, de 74 anos, morreu no pronto socorro do bairro São José após esperar 36 horas por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mário Gatti.

Segundo os familiares, a paciente deu entrada no pronto socorro na manhã de terça-feira (17) com suspeita de virose, mas na quarta-feira (18) o estado dela piorou e teve início uma busca por vaga na UTI do Mário Gatti, mas ela não resistiu.

O coordenador do Samu em Campinas, José Roberto Hansen, disse que nenhuma vaga em UTI foi conseguida e que o quadro dela era grave e mesmo se um leito fosse conseguido ela iria a óbito. A Secretaria Estadual de Saúde informou que não foi informada sobre a falta de vaga de UTI para a paciente.

A Prefeitura de Campinas ainda avalia porque a paciente ficou tanto tempo no Pronto Socorro do bairro São José.




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir