Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-04-2012

Ibama apreende no RS escorpiões e aranhas encomendados da Alemanha
Aracnídeos foram detectados pelo raio-x dos Correios em Passo Fundo. Destinatário foi multado em R$ 4,2 mil e pode pegar até um ano de prisão.
Ibama apreende no RS escorpiões e aranhas encomendados da Alemanha
Foto: g1.globo.com

O Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) apreendeu tarde desta quinta-feira (19) um pacote com uma encomenda oriunda da Alemanha, contendo oito escorpiões e três aranhas em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Os animais foram encaminhados na manhã desta sexta-feira (20) ao Centro de Triagem do Ibama, em Porto Alegre.

De acordo com o órgão, os aracnídeos foram importados ilegalmente, e detectados por meio do sistema de radiografia dos Correios. O destinatário do pacote, que mora no bairro Petrópolis, em Passo Fundo, foi multado em 4,2 mil e o caso será encaminhado ao Ministério Público. Ele deverá responder criminalmente por introdução de espécie exótica sem autorização do órgão competente, cuja pela varia entre três meses e um ano de prisão.

Ao prestar depoimento na sede do Ibama de Passo Fundo, o suspeito afirmou que a encomenda não era destinada a ele. "Ele alegou que estaria recebendo a pedido de um amigo que está viajando. Mas segundo informações do pessoal do condomínio onde ele mora, ele teria procurando por essa caixa, perguntado ao zelador por ela. Então tinha conhecimento da vinda do pacote", afirmou ao G1 o agente ambiental federal do Ibama em Passo Fundo, Dalzir Navarini.

Segundo o agente, os aracnídeos ficaram acondicionados por cerca de 30 dias, durante o trajeto da cidade alemã de Wenden ao norte do estado. Dois escorpiões e uma aranha não resistiram e chegaram mortos ao destino final. "São animais que têm certa resistência. Eles estavam em caixas pequenas. Os colocamos em um recipiente para respirarem", afirmou.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir