Categoria Policia  Noticia Atualizada em 20-04-2012

Polícia do Rio diz estar perto de prender traficante Matemático
Prisão do suposto braço direito na quinta (19) o enfraqueceu, diz delegado. Moradores da Vila Kennedy vivem clima de medo com guerra de facções.
Polícia do Rio diz estar perto de prender traficante Matemático
Foto: g1.globo.com

Após a prisão de Joãozinho da Vila Kennedy, na quinta-feira (19), a polícia disse nesta sexta (20) estar perto de prender o traficante Matemático, que estaria tentando invadir a comunidade de Bangu na Zona Oeste, para controlar o tráfico de drogas, hoje nas mãos de Fabinho Noronha, como mostrou o RJTV.

Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, é suspeito de atuar em comunidades vizinhas à Vila Kennedy como Coreia, Rebu e Vila Aliança.

Joãozinho da Vila Kennedy, segundo a polícia, era o braço direito de Matemático e foi preso numa investigação sobre uma quadrilha que praticava extorsão mediante sequestro, tendo como alvo parentes de gerentes de bancos, que teriam facilidade de pagar o resgate.

"A principal finalidade das extorsões seria angariar lucro para financiar o confronto e a tentativa de invasão da Vila Kennedy. A prisão de pessoas ligadas a Matemático enfraquece muito seu poder e favorece a posterior prisão do mesmo. A polícia está muito perto de prender Matemático", disse o delegado Rodrigo Santoro, da Delegacia de Roubos e Furtos.

Moradores da Vila Kennedy, que não se identificaram, relataram o clima de medo que vive a comunidade com o acirramento da guerra entre as duas facções que disputam o controle de drogas. A Vila Kennedy reúne 100 mil habitantes.

"Está havendo uma verdadeira guerra. Escolas sem aula, população oprimida pela violência, toque de recolher, uma polícia inoperante, duas facções em guerra, crianças com medo, adultos com estresse, síndrome do pânico, um absurdo", diz um morador da Vila Kennedy.

"Tiroteio antes era de noite, agora é até de manhã. Tem até que fechar a igreja por causa do tiroteio. Não tem hora certa para começar a guerra", conta outro morador, também de foram anônima.

Para entrar na comunidade de noite de carro, os moradores contam que têm que abaixar o vidro e acender a luz interior do veículo e ainda correm o risco de ser revistado por criminosos. E-mails chegaram à equipe do RJTV mostrando o medo dos moradores.

"Venham passar uma noite aqui em casa. É guerra a noite toda. O Fabinho Noronha impõe ordem aos moradores de bem", diz um e-mail. Outro relata: "Caso ninguém tome uma atitude terão (sic) rios de sangue de novo".

Segundo a polícia, Fabinho Noronha seria o chefe da facção criminosa que domina a venda de drogas na Vila Kennedy, e Matemático estaria tentando invadir a comunidade.

Moradores contam que os confrontos entre as quadrilhas de Fabinho Noronha e Matemático passaram a ser constantes.

De acordo com o Disque-Denúncia, há uma recompensa de R$ 3 mil por informações que levem à prisão de Matemático. Ele é foragido do sistema penitenciário e, ainda segundo o Disque-Denúncia, é o principal alvo da polícia no Rio, com pelo menos nove mandados de prisão expedidos contra ele.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir