Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 24-04-2012

Empresa privada planeja explorar minerais em asteroides
Executivos do Google e cineasta James Cameron est�o entre investidores. "Nossos planos s�o de longo prazo", dizem empres�rios.
Empresa privada planeja explorar minerais em asteroides
Foto: g1.globo.com

Eric Schmidt e Larry Page, executivos do Google, e o cineasta James Cameron est�o entre os investidores de uma companhia que pretende pesquisar e, no futuro, extrair metais preciosos e min�rios raros de asteroides em �rbita pr�xima � da Terra.

A Planetary Resources, sediada em Bellevue, Washington, vai se concentrar inicialmente em desenvolver e vender espa�onaves robotizadas de baixo custo para miss�es de explora��o.

Uma miss�o de demonstra��o deve ser lan�ada para orbitar em torno da Terra dentro de dois anos, afirmaram os cofundadores da empresa, Peter Diamandis e Eric Anderson.

O objetivo da Planetary Resources � abrir a explora��o do espa�o ao setor privado, mais ou menos como fez o concurso Ansari X Prize, com pr�mio de 10 milh�es de d�lares, criado por Diamandis.

O pr�mio, que estimulou o desenvolvimento do setor emergente de voos espaciais privados para passageiros, foi conquistado em 2004 pela Scaled Composites, com o projeto SpaceShipOne, que realizou o primeiro voo privado fora da atmosfera. Voos comerciais que transportar�o passageiros ao espa�o suborbital devem ser iniciados no ano que vem.

� prov�vel que os primeiros clientes da Planetary Resources sejam ag�ncias cient�ficas como a Administra��o Nacional da Aeron�utica e Espa�o (Nasa), dos Estados Unidos, e institutos de pesquisa privados.

Dentro de cinco a 10 anos, por�m, a companhia espera avan�ar da venda de plataformas de observa��o para �rbitas em torno da Terra ao fornecimento de servi�os de prospec��o. A ideia � explorar alguns dos milhares de asteroides que passam relativamente perto do planeta e extrair sua mat�ria-prima.

Nem todas as miss�es obteriam metais e minerais preciosos para transporte � Terra. Al�m de minerar platina e outros metais preciosos, a companhia planeja procurar �gua em asteroides a fim de abastecer dep�sitos de combust�vel orbitais que poderiam ser usados pela Nasa e outras organiza��es para miss�es espaciais robotizadas e tripuladas.

"Nossos planos s�o de longo prazo. N�o antecipamos que a empresa seja sucesso financeiro imediato. Precisaremos de tempo", disse Anderson em entrevista � Reuters.

Os retornos reais podem demorar d�cadas, e viriam de minerar asteroides para extrair metais do grupo da platina e minerais raros.








Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir