Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-04-2012

Coreia do Norte celebra seu exército antes de possível teste nuclear
Jovem ditador Kim Jong-un presidiu comemorações em Pyongyang. Questão nuclear norte-coreana preocupa a comunidade internacional.
Coreia do Norte celebra seu exército antes de possível teste nuclear
Ditador Kim Jong

A Coreia do Norte, que está em uma intensa disputa com a comunidade internacional por conta de seu programa nuclear, celebrou nesta quarta-feira (25) os 80 anos de criação do Exército.

O jovem líder norte-coreano, Kim Jong-un, comandante supremo do Exército Popular da Coreia, assistiu em Pyongyang a uma reunião com este motivo, informou a agência oficial norte-coreana KCNA, sem revelar mais detalhes.

Criado durante a Segunda Guerra Mundial para lutar contra as forças japonesas que ocuparam a península coreana entre 1910 e 1945, o Exército norte-coreano, que tem 1,2 milhão de integrantes, é o quarto maior do mundo, mas suas armas, na maioria de fabricação russa, são consideradas antiquadas.

Herdeiro da única dinastia comunista do mundo, Kim Jong-un sucedeu o pai, Kim Jong-il, que morreu em dezembro aos 69 anos, assumiu o comando do Partido dos Trabalhadores da Coreia e da poderosa Comissão da Defesa Nacional, órgão supremo do Estado.

Desde que Kim Jong-un assumiu o poder, o regime não parou de elevar tom contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, países que, segundo Pyongyang, querem prejudicar seu "desenvolvimento pacífico".

O país realizou em 13 de abril um lançamento frustrado de foguete para colocar em órbita supostamente um satélite de observação terrestre, mas os Estados Unidos e seus aliados denunciaram uma tentativa de teste de míssil balístico.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir